
Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O Dia Internacional do Chá foi proclamado pela ONU, visando fomentar discussões e ações para o desenvolvimento da teicultura mundial.
O chá, originário da planta Camellia sinensis, foi descoberto na China, e hoje é cultivado em várias localidades, sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água.
De acordo com a ONU, o setor é fonte de renda direta para mais de 13 milhões de pequenos produtores e lares, que concentram 60% da produção mundial, sendo a China, Índia, Quênia e Sri Lanka, o antigo Ceilão, os quatro principais produtores.
Originalmente o Dia do Chá foi estabelecido como 15 de dezembro, em 2005, na Índia, para promover a indústria e o bem-estar de seus trabalhadores.
Porém, em 19 de dezembro de 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a data de 21 de maio como o Dia Internacional do Chá, seguindo uma iniciativa do Grupo Intergovernamental da FAO (Food and Agriculture Organization).
Reconhecendo a longa história e o profundo significado cultural e econômico do chá em todo o mundo, o dia visa aumentar a conscientização sobre a relevância socioeconômica do setor, promovendo melhores políticas, inovação, investimento e inclusão.
O primeiro Dia Internacional do Chá foi comemorado virtualmente, em 21 de maio de 2020, com a abertura abertura do Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, reunindo os principais países exportadores e importadores de chá do mundo, bem como os principais países onde o cultivo é uma importante fonte de emprego e renda.
Durante a cerimônia, além de palestras sobre a importância da indústria no desenvolvimento sustentável e as perspectivas de inovação para o setor, os palestrantes selecionaram uma variedade de chás, e falaram sobre suas propriedades e características típicas da região de produção.
A primeira celebração do Dia Internacional do Chá também destacou quatro locais, onde o chá é reconhecido como patrimônio agrícola mundial, vinculados ao programa Globally Important Agricultural Heritage Systems (GIAHS) da FAO.
Estes locais preservam a natureza e a cultura, enquanto fomentam a cadeia produtiva, a segurança alimentar e a geração de empregos, de maneira responsável e sustentável.
O tradicional agrossistema das plantações de Pu-erh, condado na região de Yunnan, que produz um chá homônimo, o Pu-erh, um dos mais nobre dos Dark Teas, a família do chá escuro, também chamado de pós fermentado ou de chá vermelho, no ocidente. Esta cidade abriga uma das maiores plantações do mundo, sendo uma das origens das árvores de chá.
O sistema de plantação de jasmim, em Fuzhou, com mais de 2.000 anos, alia tradição com inovação, sendo a principal fonte de renda para os agricultores locais.
O agrossistema de Hadong que combina o cultivo tradicional e técnicas de processamento de um produto com 1.200 anos de adaptação ao meio ambiente.
O sistema de excelência em Shizuoka, no Japão, usa a grama como cobertura do solo para o cultivo, uma técnica para produzir chás de alta qualidade, promovendo a biodiversidade e a sustentabilidade.
Este ano a FAO (Food and Agriculture Organization) realizará um evento em comemoração ao Dia Internacional do Chá no dia 19 de maio de 2023, aberto pelo diretor-geral, QU Dongyu.
O principal foco será a importância dos pequenos produtores, responsáveis por 60% da produção global de chá.
Será uma excelente oportunidade para governantes de todo o mundo trocarem experiências e discutirem ações para tornar o setor de chá eficiente, sustentável e resiliente.
A abChá (Associação Brasileira do Chá) tem como missão aprimorar as práticas envolvidas na cultura do chá no Brasil, fomentando o crescimento sustentável do mercado através de um posicionamento ativo que estimule a colaboração e a difusão de conhecimento sobre o chá.
Para comemorar o Dia Internacional do Chá, a abChá sempre realiza entrevistas, palestras e homenageia pessoas envolvidas neste mercado, desde pequenos produtores, a consumidores.
Em 2023, o principal objetivo da associação é mostrar que o chá é um instrumento de compartilhamento, alegria e aconchego.
Em parceria com seus associados, a abChá realizará eventos beneficentes por todo Brasil, como a visita guiada ao Sítio Shimada, que acontecerá no dia 21 de maio.
Toda a verba arrecadada será doada a ONGs e instituições de caridade e acolhimento, para manter a alegria de todas as pessoas através do chá.
A Chá Dō, uma das empresas associadas à abChá, participou da celebração de 2022 com uma entrevista com o fundador e CEO da Hyson Teas do Sri Lanka, o sr. Lushantha de Silva.
Prepare sua xícara de chá quente ou seu refrescante copo de chá gelado e assista a entrevista!
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido