Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O seu Sommelier de Chá.
O chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Sua origem vem da planta Camellia sinensis e foi descoberto na China há milhares de anos. Leia mais sobre a sua história aqui.
Quanto mais nos aprofundamos neste vasto mundo, mais dúvidas surgem. Com o grande aumento de sua popularidade, muito é dito, porém nem tudo é verdade.
Neste artigo vamos desvendar 5 mitos e 5 verdades sobre o nosso super chá: a Camellia sinensis.
Muitas pessoas acham que ele é sempre amargo, mas o infusionam de forma errada.
Alguns erros comuns são: usar chá de má qualidade, utilizar uma água ruim, usar muitas folhas, infusionar por muito tempo ou a uma temperatura muito elevada.
Para ter uma boa infusão, sem amargor, é necessário atentar-se a alguns pontos importantes.
Como dicas, procure por um bom chá, que você seguramente encontrará no site do Chá Dō e use água filtrada, de boa qualidade.
A quantidade recomendada de folhas pode variar, mas, em geral, é 2g para uma xícara de chá (cerca de 250ml de água).
Com relação a tempo e temperatura, o correto, para o chá verde, é uma infusão de até 5 minutos, em uma temperatura entre 60°C e 80°C.
O tempo e temperatura exatos vão depender do tipo de chá verde e do paladar de cada pessoa.
Comece experimentando a infusão por 3 minutos a 60°C, testando o seu paladar.
Se achar necessário, aumente o tempo em 30 segundos a cada infusão, não ultrapassando 5 minutos.
Chegando a este limite de tempo, e crendo ser necessário, você pode subir a temperatura 10°C a cada infusão, até chegar a 80°C.
Para te auxiliar na preparação, ajudará bastante se você tiver os acessórios para chá adequados. Se forem lindos e práticos ainda melhor, para fazer a sua jornada neste maravilhoso mundo ainda mais rica.
Existem 6 famílias, que se diferenciam pelo grau de oxidação das folhas da Camellia sinensis.
São elas a do Chá Branco, Chá Verde, Chá Amarelo, Chá Oolong, Chá Preto e Chá Escuro. Conheça tudo sobre as 6 famílias aqui.
Além disso, o terroir o torna único. Fatores como o clima, o tipo de terreno, o solo e a cultura de cultivo da região e o processamento vão influenciar no resultado final.
Sem falar nas inúmeras possibilidades de combinações para os blends, que são as misturas com frutas, ervas, especiarias, e até mesmo com outros chás.
Isto se traduz em infinitos aromas e sabores diferentes, para enriquecer sua experiência sensorial.
Os chás a granel ou de folhas soltas preservam melhor os nutrientes, óleos essenciais, aromas e sabores.
Mas se você optar pelo chá de saquinho, prefira o sachê piramidal transparente.
Diferente dos chás de saquinho tradicionais e mais comuns no mercado, o sachê piramidal transparente permite que você observe a qualidade das ervas em seu interior e contém espaço suficiente para as folhas se expandirem e liberarem todas as suas propriedades ao serem infusionadas.
Uma combinação perfeita de praticidade e qualidade para o seu dia a dia!
A planta Camellia sinensis possui teína, um análogo à cafeína, porém em uma quantidade bem mais moderada (em média 3 vezes menos que o café coado).
O teor de teína de cada um depende muito do terroir.
O modo de preparo também influenciará, pois quanto mais quente a água e maior o tempo de infusão, mais teína ele irá liberar.
Porém, em linhas gerais, o chá verde e o branco, possuem mais teína do que o chá preto.
O chá possui muitos componentes benéficos, dentre eles a L-Teanina.
A L-Teanina é um aminoácido presente na Camellia sinensis, responsável por regular os neurotransmissores e atividades cerebrais.
Ela contribui para reduzir o stress e a ansiedade, propiciando uma sensação de relaxamento, físico e mental, o que te ajudará a ter uma boa noite de sono.
Apesar de conter teína, ela é moderada (em quantidade bem menor que a cafeína, encontrada no café), liberada gradualmente e controlada no organismo pelos polifenóis e pela L-Teanina.
Selecionamos para você um sensacional vídeo das Tea Sommelières e Tea Tasters Carla e Carol, da Escola “Chá Pra Quê?”, explicando sobre os benefícios da teína e de mitos com relação à ela.
De acordo com a etimologia da palavra, chá é a bebida feita exclusivamente da planta Camellia sinensis.
No Brasil, culturalmente se chama toda infusão de chá. Porém, qualquer outra infusão que não seja da Camellia sinensis é tecnicamente uma tisana, como boldo, hortelã ou camomila.
Para diferenciar a Camellia sinensis das demais infusões, o mercado brasileiro convencionou chamar suas 6 famílias de “chás especiais”.
Qual a diferença entre chá, infusão e tisana? Leia aqui.
Os polifenóis, em particular catequinas e epicatequinas, presentes na Camellia sinensis, ajudam a melhorar a digestão, diminuir a ansiedade e acelerar o metabolismo.
O componente responsável por isto é o Galato de Epigalocatequina, mencionado no artigo “The truth about metabolism” (A verdade sobre o metabolismo), apoiando o processo de emagrecimento.
Porém, o efeito não é milagroso e só será efetivo se associado a uma rotina de atividade física e alimentação equilibrada, sempre sob orientação de um profissional da área médica.
Mais de 10 benefícios do chá para você começar a tomar, já!
Estes mesmos componentes, os polifenóis, também possuem importante ação antioxidante e anti-inflamatória, que reforçam nosso sistema imunológico e atuam na prevenção de doenças.
São também agentes antibióticos e antialérgicos naturais que ajudam a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose, por exemplo.
Já a teína, também presente na Camellia sinensis, é um estimulante do nosso cérebro, auxiliando no controle dos radicais livres e das inflamações.
A planta não possui o poder de curar gripes e doenças, mas é benéfica para a prevenção, bem como para amenizar alguns sintomas.
Mais de 10 benefícios do chá para você começar a tomar, já!
A combinação de todos os componentes da planta Camellia sinensis forma uma poderosa bebida que auxilia a ter uma vida mais longa e saudável, como revela o estudo feito pela European Society of Cardiology (ESC), o “Tea drinkers live longer” (Tomadores de chá vivem mais).
Os polifenóis e a teína são importantes para o efeito antienvelhecimento, pois auxiliam no controle dos radicais livres.
O hábito regular de consumo da bebida também está relacionado à prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer, que você pode ler com mais detalhes em “Can drinking tea prevent dementia?” (Beber chá pode prevenir a demência?).
O chá é um alimento e a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determina que todo alimento a ser comercializado precisa ter um prazo de validade expresso em sua embalagem.
Após este determinado prazo, o produto começará a perder suas propriedades benéficas e sensoriais, como aroma, sabor e cor.
Vale ressaltar também, que o armazenamento correto influenciará na sua durabilidade.
O chá não é um remédio, mas sim um alimento muito saudável e fonte de inúmeros benefícios para a saúde.
Associado a uma dieta equilibrada, a prática de exercícios regulares, ao balanceamento das atividades diárias e ao adequado acompanhamento médico, ele irá contribuir para que você tenha uma vida saudável e feliz.
Contudo, caso você tenha alguma intolerância, hipersensibilidade ou sofra de algum caso crônico, um profissional de saúde precisa ser consultado.
Agora que você já desvendou alguns mitos e verdades que andam dizendo por aí, conta pra gente (pelo nosso Instagram ou por e-mail) se ficou alguma dúvida!
Neste artigo, falamos sobre as características e benefícios da planta Camellia sinensis. Você pode ler mais nos seguintes artigos científicos:
Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido