Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

5 mitos e 5 verdades sobre o chá

O chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Sua origem vem da planta Camellia sinensis e foi descoberto na China há milhares de anos. Leia mais sobre a sua história aqui.

Quanto mais nos aprofundamos neste vasto mundo, mais dúvidas surgem. Com o grande aumento de sua popularidade, muito é dito, porém nem tudo é verdade.

Neste artigo vamos desvendar 5 mitos e 5 verdades sobre o nosso super chá: a Camellia sinensis.

Mito ou Verdade

Os Mitos ❌

1) Chá verde é amargo? – MITO ❌

Muitas pessoas acham que ele é sempre amargo, mas o infusionam de forma errada.

Alguns erros comuns são: usar chá de má qualidade, utilizar uma água ruim, usar muitas folhas, infusionar por muito tempo ou a uma temperatura muito elevada.

Para ter uma boa infusão, sem amargor, é necessário atentar-se a alguns pontos importantes.

Como dicas, procure por um bom chá, que você seguramente encontrará no site do Chá Dō e use água filtrada, de boa qualidade.

Chá Verde Agroflorestal Sítio Yamamaru
Clique para conhecer nossa linha de chá verde

A quantidade recomendada de folhas pode variar, mas, em geral, é 2g para uma xícara de chá (cerca de 250ml de água).

Com relação a tempo e temperatura, o correto, para o chá verde, é uma infusão de até 5 minutos, em uma temperatura entre 60°C e 80°C.

O tempo e temperatura exatos vão depender do tipo de chá verde e do paladar de cada pessoa.

Kit completo de acessórios Chá Dō
Conheça nossa linha de acessórios.

Comece experimentando a infusão por 3 minutos a 60°C, testando o seu paladar.

Se achar necessário, aumente o tempo em 30 segundos a cada infusão, não ultrapassando 5 minutos.

Chegando a este limite de tempo, e crendo ser necessário, você pode subir a temperatura 10°C a cada infusão, até chegar a 80°C.

Para te auxiliar na preparação, ajudará bastante se você tiver os acessórios para chá adequados. Se forem lindos e práticos ainda melhor, para fazer a sua jornada neste maravilhoso mundo ainda mais rica.

2) Chá é tudo igual? – MITO ❌

Existem 6 famílias, que se diferenciam pelo grau de oxidação das folhas da Camellia sinensis.

São elas a do Chá Branco, Chá Verde, Chá Amarelo, Chá Oolong, Chá Preto e Chá Escuro. Conheça tudo sobre as 6 famílias aqui.

Além disso, o terroir o torna único. Fatores como o clima, o tipo de terreno, o solo e a cultura de cultivo da região e o processamento vão influenciar no resultado final.

Sem falar nas inúmeras possibilidades de combinações para os blends, que são as misturas com frutas, ervas, especiarias, e até mesmo com outros chás.

Isto se traduz em infinitos aromas e sabores diferentes, para enriquecer sua experiência sensorial.

Diferentes tipos de chás, infusões e blends.
Diferentes tipos de chás, infusões e blends.

3) Chá de saquinho é igual ao de folhas soltas? – MITO ❌

De maneira geral, os chás a granel ou de folhas soltas, preservam melhor os nutrientes, óleos essenciais, aromas e sabores, garantindo uma deliciosa, saudável e completa experiência sensorial.

Além disso, eles podem render duas ou mais infusões, o que promoverá uma melhor relação custo-benefício em comparação aos de saquinho. Confira mais dicas aqui.

Chá de Saquinho e Chá de Folhas Soltas
Chá de Saquinho ou Chá de Folhas Soltas?

4) Chá preto possui mais cafeína que os outros? – MITO ❌

A planta Camellia sinensis possui teína, um análogo à cafeína, porém em uma quantidade bem mais moderada (em média 3 vezes menos que o café coado).

O teor de teína de cada um depende muito do terroir.

O modo de preparo também influenciará, pois quanto mais quente a água e maior o tempo de infusão, mais teína ele irá liberar.

Porém, em linhas gerais, o chá verde e o branco, possuem mais teína do que o chá preto.

Chá Preto Orgânico do Sítio Shimada
Chá preto artesanal e orgânico do Sítio Shimada.

5) Não pode tomar chá à noite? – MITO ❌

O chá possui muitos componentes benéficos, dentre eles a L-Teanina.

A L-Teanina é um aminoácido presente na Camellia sinensis, responsável por regular os neurotransmissores e atividades cerebrais.

Ela contribui para reduzir o stress e a ansiedade, propiciando uma sensação de relaxamento, físico e mental, o que te ajudará a ter uma boa noite de sono.

Apesar de conter teína, ela é moderada (em quantidade bem menor que a cafeína, encontrada no café), liberada gradualmente e controlada no organismo pelos polifenóis e pela L-Teanina.

Selecionamos para você um sensacional vídeo das Tea Sommelières e Tea Tasters Carla e Carol, da Escola “Chá Pra Quê?”, explicando sobre os benefícios da teína e de mitos com relação à ela.

As Verdades ✅ 

1) Chá é somente a infusão da planta Camellia sinensis? – VERDADE ✅

De acordo com a etimologia da palavra, chá é a bebida feita exclusivamente da planta Camellia sinensis.

No Brasil, culturalmente se chama toda infusão de chá. Porém, qualquer outra infusão que não seja da Camellia sinensis é tecnicamente uma tisana, como boldo, hortelã ou camomila.

Para diferenciar a Camellia sinensis das demais infusões, o mercado brasileiro convencionou chamar suas 6 famílias de “chás especiais”.

Qual a diferença entre chá, infusão e tisana? Leia aqui.

Chazal da Yamamotoyama Brasil
Chazal da Yamamotoyama Brasil. Clique para conhecer nossos parceiros.

2) O chá ajuda a emagrecer? – VERDADE ✅

Os polifenóis, em particular catequinas e epicatequinas, presentes na Camellia sinensis, ajudam a melhorar a digestão, diminuir a ansiedade e acelerar o metabolismo.

O componente responsável por isto é o Galato de Epigalocatequina, mencionado no artigo “The truth about metabolism” (A verdade sobre o metabolismo), apoiando o processo de emagrecimento.

Porém, o efeito não é milagroso e só será efetivo se associado a uma rotina de atividade física e alimentação equilibrada, sempre sob orientação de um profissional da área médica.

Mais de 10 benefícios do chá para você começar a tomar, já!

Homem praticando Yoga e bebendo Chá

3) Chá previne gripe e doenças? – VERDADE ✅

Estes mesmos componentes, os polifenóis, também possuem importante ação antioxidante e anti-inflamatória, que reforçam nosso sistema imunológico e atuam na prevenção de doenças.

São também agentes antibióticos e antialérgicos naturais que ajudam a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose, por exemplo.

Já a teína, também presente na Camellia sinensis, é um estimulante do nosso cérebro, auxiliando no controle dos radicais livres e das inflamações.

A planta não possui o poder de curar gripes e doenças, mas é benéfica para a prevenção, bem como para amenizar alguns sintomas.

Mais de 10 benefícios do chá para você começar a tomar, já!

Uma caneca de chá quente sobre um livro.

4) O chá possui efeito antienvelhecimento? – VERDADE ✅

A combinação de todos os componentes da planta Camellia sinensis forma uma poderosa bebida que auxilia a ter uma vida mais longa e saudável, como revela o estudo feito pela European Society of Cardiology (ESC), o “Tea drinkers live longer” (Tomadores de chá vivem mais).

Os polifenóis e a teína são importantes para o efeito antienvelhecimento, pois auxiliam no controle dos radicais livres.

O hábito regular de consumo da bebida também está relacionado à prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer, que você pode ler com mais detalhes em “Can drinking tea prevent dementia?” (Beber chá pode prevenir a demência?).

Casal de idosos bebendo Chá e conversando.

5) Chá tem prazo de validade? – VERDADE ✅

O chá é um alimento e a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determina que todo alimento a ser comercializado precisa ter um prazo de validade expresso em sua embalagem.

Após este determinado prazo, o produto começará a perder suas propriedades benéficas e sensoriais, como aroma, sabor e cor.

Vale ressaltar também, que o armazenamento correto influenciará na sua durabilidade.

Chá Verde Orgânico Yamamotoyama
Chá Verde Orgânico da Yamamotoyama.

Tenha em mente:

O chá não é um remédio, mas sim um alimento muito saudável e fonte de inúmeros benefícios para a saúde.

Associado a uma dieta equilibrada, a prática de exercícios regulares, ao balanceamento das atividades diárias e ao adequado acompanhamento médico, ele irá contribuir para que você tenha uma vida saudável e feliz.

Contudo, caso você tenha alguma intolerância, hipersensibilidade ou sofra de algum caso crônico, um profissional de saúde precisa ser consultado.

Agora que você já desvendou alguns mitos e verdades que andam dizendo por aí, conta pra gente (pelo nosso Instagram ou por e-mail) se ficou alguma dúvida!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

5 novas receitas com chá

Confira as receitas com chá que o Chá Dō, seu sommelier de chá, elaborou para você se aquecer neste inverno e se deliciar com os sabores da Camellia sinensis!

A história do chá no Brasil

Descubra como o chá, a planta Camellia sinensis, chegou ao Brasil, onde eram as plantações de chá e quais são os atuais fornecedores de chá brasileiro.

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Produtos com pronta entrega

Enviamos com muito carinho

Formas de pagamento

Boleto | Cartão de Crédito | Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.