
Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Conheça a história do chá das 5 e algumas curiosidades sobre este hábito que apesar de elegante, guarda uma origem um pouco menos requintada.
Nascido e eternizado na Inglaterra, este costume, que criou e segue criando raízes em outros locais, surgiu com Anna Maria Russell, a 7ª Duquesa de Bedford.
Um acontecimento social e formal em que nobres, a princípio, se reuniam para degustar o que se tornou a 2ª bebida mais consumida no mundo, depois da água, com algumas comidinhas, para aplacar a fome até a hora do jantar.
Muito antes da Inglaterra, o hábito de tomar chá já estava presente em Portugal.
Sentar-se com amigos para apreciar uma boa infusão era comum desde a época das grandes navegações (séculos XV e XVI), quando os portugueses traziam o chá, originário da planta Camellia sinensis, entre outros produtos da China.
Com o casamento da princesa portuguesa Catarina de Bragança com o Rei Carlos II, da Inglaterra, em 1662, a Camellia sinensis foi introduzida na corte inglesa.
Parte do “dote” da princesa, dado no casamento, foi um cofre cheio da planta.
Imitando o hábito da Rainha portuguesa, os nobres e burgueses ingleses também começaram a tomar chá.
Muito tempo depois, já no século XIX, Anna Maria Russell, a 7ª Duquesa de Bedford, influente mulher da sociedade, criou um costume que perdura até os dias de hoje.
Em 1840, o jantar era servido em torno das 20h e a duquesa, já com fome, não aguentava esperar. Começou a pedir uma pequena refeição próxima das 5 da tarde.
No lanchinho vinha geralmente o chá preto do Sri Lanka (o Ceylon tea) ou um Darjeeling da Índia, que ela pedia com leite e um pouco de açúcar, acompanhado de sanduíches de pepino ou scones, um tipo de pão de origem controversa: escocesa/inglesa/irlandesa.
Se você pensa que influencer é coisa da era digital, se enganou.
A Duquesa também ditou moda ao passar a convidar amigas para uma refeição leve antes do jantar.
Sabendo do sucesso destas reuniões sociais, a Rainha Vitória, da Inglaterra, adotou o evento com suas damas, difundindo este hábito ao longo do seu reinado (1837-1901), o que acabou se tornando um símbolo cultural inglês: o famoso “the five o’clock tea“.
Até os dias de hoje, esta é uma prática comum em todas as classes sociais e em vários países.
Não há rigor quanto a pontualidade, mas o tea break à tarde é uma pausa deliciosa, necessária e revigorante!
Além de um chá gostoso, também são servidos pequenos alimentos. Aqueles que podemos comer com as mãos como canapés, macarons, mini-sanduíches leves e biscoitos variados.
Acrescente algum bolo, como o de milho ou de cenoura, que são fáceis de agradar a maioria das pessoas.
A nossa tostata com sour cream de chá defumado e sunomono, recentemente publicada na Casa e Jardim, tem muito sabor e frescor e irá enriquecer ainda mais a sua experiência!
Prepare tudo em pequenas porções, para que os seus convidados possam experimentar vários acompanhamentos durante um momento de conexão delicioso.
Escolha a data, selecione as folhas de chá, as comidinhas e prepare sua mesa de chá da tarde.
Essa é uma forma simples e gostosa de reunir amigos, conversar e ser feliz com as pessoas que a gente gosta!
Pode parecer inusitado, mas combina. E muito bem!
Experimente uma infusão de chá preto com leite!
Esta mescla resulta em uma bebida gostosa, cremosa e acolhedora, podendo ser preparada tanto na versão quente como um refrescante copo de chá gelado.
Há várias receitas mais elaboradas que trazem o melhor desta mistura.
Uma delas, muito famosa e apreciada, de origem indiana, é o Masala Chai Latte, que envolve chá, leite e especiarias. Uma delícia! É uma típica bebida de boas-vindas!
Outra maravilha é o Chácolate, um fantástico encontro do chá, com leite e chocolate.
Uma excelente opção, para degustar como uma refeição leve na hora que bater “aquela fominha”, é o Mingau de aveia com chá Oolong. Pura cremosidade!
Assista estes vídeos que preparamos para você!
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido