Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

Análise Sensorial do Chá Preto Defumado do Sítio Shimada

A história do Sítio Shimada

Durante a Imigração Japonesa, muitas famílias vieram para o Brasil em busca de trabalho e uma vida melhor, como a família Shimada.

Grande parte destes imigrantes se instalaram na região do Vale do Ribeira, em Registro, interior do estado de São Paulo.

Estes imigrantes iniciaram o cultivo da planta Camellia sinensis, já conhecida por eles.

Na década de 30, o Vale do Ribeira chegou a ter 5.000 mil hectares de plantações, 600 produtores e cerca de 40 indústrias, sendo 90% da produção destinada à exportação.

Porém, devido ao acúmulo de problemas econômicos, políticos e sociais no Brasil, bem como grande concorrência internacional, muitas fábricas não resistiram e fecharam.

Ume Shimada.
Obatian Ume Shimada. Foto: Sítio Shimada.

Ume Shimada, conhecida carinhosamente por todos como Obatian, é filha de imigrantes japoneses e sempre trabalhou na lavoura, tendo a Camellia sinensis presente em sua vida desde a infância.

Ela lutou para que o chazal não fosse abandonado e, em 2014, o Sítio Shimada retomou a produção do chá preto, liderado por ela aos 87 anos.

Hoje, o Sítio Shimada produz de maneira orgânica e artesanal três das seis famílias da Camellia sinensis: o Chá Preto, o Chá Verde e o raro Chá Branco Silver Needle.

A grande novidade: O Chá Preto Defumado

O Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada é feito a partir da defumação do chá preto de altíssima qualidade.

Para a sua produção, são colhidos manualmente os brotos e as duas folhas mais novas da Camelia Sinensis. Essa seleção nobre de folhas é chamada colheita fina.

As folhas murchas são enroladas em uma máquina especial, para dar início a fase de oxidação, onde são expostas ao ar úmido e rico em oxigênio.

Além de sofrer alteração na coloração, a oxidação também altera o perfil de sabor, ajudando a adicionar notas maltadas, frutadas, defumadas ou até mesmo caramelo.

Após este processo, as folhas de chá são aquecidas para interromper a oxidação e retirar quase toda a umidade. Então são armazenadas bem embaladas, sem contato com a luz e o ar, por pelo menos 6 meses, para finalizar o processo de cura e apurar os aromas e sabores.

Após este prazo, está pronto para ser embalado e comercializado como o Chá Preto Orgânico do Sítio Shimada.

Parte da produção vai para a defumação, que ocorre a partir da queima da madeira da poda das árvores de lichia presentes no sítio, junto às folhas maduras da Camellia sinensis, que não são utilizadas na colheita fina.

A temperatura da fumaça e a umidade são rigorosamente controladas pela Tea Master Teresinha Shimada, filha da Obatian Ume Shimada.

Após a defumação, ele fica novamente armazenado por 1 mês, para ajustar o sabor e se transformar nesta maravilhosa experiência sensorial.

Therezinha Shimada cuidando da produção orgânica no Sítio Shimada.
Tea Master Teresinha Shimada, filha da Obatian Ume Shimada.

 

Análise Sensorial do Chá Preto Defumado

Defumado como o Lapsang Souchong, originário na China, guarda uma riqueza de aromas, notas e sabores tão peculiares e especiais, que sugere um novo estilo de chá defumado que nasce no Brasil e merece estar ladeado aos melhores do mundo.

Devido ao terroir do Sítio Shimada, que é cercado pela Mata Atlântica e possui 600 pés de lichia, a Camellia sinensis ganha características únicas.

O terroir é um conjunto de fatores que influenciam diretamente no DNA da bebida, que são: solo, clima, altitude, relevo, cultura e tradição da região.

O principal objetivo da análise sensorial é conseguir responder a pergunta: Como é esse chá?

Ela irá descrevê-lo e será diferente para cada pessoa, pois depende da sua memória organoléptica, ligando as suas lembranças aos alimentos.

A memória organoléptica é um conjunto de fatores formados pela sua história de vida, que englobam todas as suas experiências visuais, olfativas e de paladar.

O Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada possui folhas inteiras, formadas por brotos, 1ª e 2ª folhas, que são de coloração marrom escuro fosco, com alguns pontos dourados dos brotos.

É extremamente aromático, com um leve defumado fresco e doce, como madeira recém cortada, que domina o ambiente.

O licor caramelo, límpido e translúcido, é brilhante, robusto e cremoso. Possui um gosto doce, sem exagero, ligeiramente salgado e vivaz.

Seu sabor defumado é muito elegante e não se sobrepõe às notas de madeira, malte e floral. Com um pouco mais de atenção, também aparecem notas de cacau, caramelo, tabaco e um toque cítrico, que finaliza o gradiente de aromas e sabores desta preciosidade.

Os aromas são os cheiros que o nariz sente. O gosto é a percepção do alimento na língua, e há somente 5: doce, salgado, ácido, amargo e umami.

O sabor é a junção dos aromas e gostos, como quando sentimos sabor de morango em algum alimento.

As notas são as percepções sutis que ocorrem durante a degustação e nos remetem a outros alimentos, cheiros ou sensações, sem que o tenham em sua composição, como notas cítricas, que podem lembrar laranja, limão ou maracujá.

Os cinco tipos de gosto: doce, salgado, ácido, amargo e umami.

 

O Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada é muito versátil, pode ser usado para o preparo uma deliciosa xícara de chá quente, um refrescante copo de chá gelado, receitas com chá doces e salgadas, e drinks alcoólicos ou não.

No nosso guia de receitas você encontra várias receitas deliciosas que utilizam o chá preto defumado como ingrediente, como a receita de strogonoff de carne ou vegetariano, publicada também no portal Casa e Jardim.

Strogonoff de carne ou vegetariano com chá preto defumado.

 

Também harmoniza perfeitamente com petiscos, como queijos curados, castanhas e salames. É um chá especial, para ser consumido entre pessoas queridas. O chá da amizade!

Acompanhe esta incrível análise sensorial do Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada, feita em parceria com as queridas Carla e Carol, Sommelières de Chá e Tea Baristas, fundadoras da Escola Chá Pra Quê?!, uma das mais renomadas da América Latina.

Assista, experimente este chá e nos conte o que achou!

No Chá Dō, o seu sommelier de chá, você encontra acessórios para chá lindos e práticos, para tornar ainda mais inesquecível sua experiência neste maravilhoso mundo!

Quer conhecer mais sobre a Camellia sinensis?

🎥 Vídeos sugeridos para você:

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

Vitrine de Natal do Chá Dō

A época mais mágica do ano está chegando e o Chá Dō, o seu sommelier de chá, preparou uma Vitrine de Natal maravilhosa. Escolha aqui seus presentes de Natal.

Ceia de Natal completa do Chá Dō

A melhor época do ano está chegando! E o Chá Dō, o seu sommelier de chá, preparou deliciosas receitas para a Ceia de Natal completa, diferentona e harmonizada.

Cinco perguntas frequentes sobre o chá

Cinco perguntas frequentes sobre o chá, com respostas que vão ajudar a conhecer mais sobre a planta Camellia sinensis, que produz a segunda bebida mais consumida no mundo.

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Produtos com pronta entrega

Enviamos com muito carinho

Formas de pagamento

Boleto | Cartão de Crédito | Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.