
Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Durante a Imigração Japonesa, muitas famílias vieram para o Brasil em busca de trabalho e uma vida melhor, como a família Shimada.
Grande parte destes imigrantes se instalaram na região do Vale do Ribeira, em Registro, interior do estado de São Paulo.
Estes imigrantes iniciaram o cultivo da planta Camellia sinensis, já conhecida por eles.
Na década de 30, o Vale do Ribeira chegou a ter 5.000 mil hectares de plantações, 600 produtores e cerca de 40 indústrias, sendo 90% da produção destinada à exportação.
Porém, devido ao acúmulo de problemas econômicos, políticos e sociais no Brasil, bem como grande concorrência internacional, muitas fábricas não resistiram e fecharam.
Ume Shimada, conhecida carinhosamente por todos como Obatian, é filha de imigrantes japoneses e sempre trabalhou na lavoura, tendo a Camellia sinensis presente em sua vida desde a infância.
Ela lutou para que o chazal não fosse abandonado e, em 2014, o Sítio Shimada retomou a produção do chá preto, liderado por ela aos 87 anos.
Hoje, o Sítio Shimada produz de maneira orgânica e artesanal três das seis famílias da Camellia sinensis: o Chá Preto, o Chá Verde e o raro Chá Branco Silver Needle.
O Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada é feito a partir da defumação do chá preto de altíssima qualidade.
Para a sua produção, são colhidos manualmente os brotos e as duas folhas mais novas da Camelia Sinensis. Essa seleção nobre de folhas é chamada colheita fina.
As folhas murchas são enroladas em uma máquina especial, para dar início a fase de oxidação, onde são expostas ao ar úmido e rico em oxigênio.
Além de sofrer alteração na coloração, a oxidação também altera o perfil de sabor, ajudando a adicionar notas maltadas, frutadas, defumadas ou até mesmo caramelo.
Após este processo, as folhas de chá são aquecidas para interromper a oxidação e retirar quase toda a umidade. Então são armazenadas bem embaladas, sem contato com a luz e o ar, por pelo menos 6 meses, para finalizar o processo de cura e apurar os aromas e sabores.
Após este prazo, está pronto para ser embalado e comercializado como o Chá Preto Orgânico do Sítio Shimada.
Parte da produção vai para a defumação, que ocorre a partir da queima da madeira da poda das árvores de lichia presentes no sítio, junto às folhas maduras da Camellia sinensis, que não são utilizadas na colheita fina.
A temperatura da fumaça e a umidade são rigorosamente controladas pela Tea Master Teresinha Shimada, filha da Obatian Ume Shimada.
Após a defumação, ele fica novamente armazenado por 1 mês, para ajustar o sabor e se transformar nesta maravilhosa experiência sensorial.
Defumado como o Lapsang Souchong, originário na China, guarda uma riqueza de aromas, notas e sabores tão peculiares e especiais, que sugere um novo estilo de chá defumado que nasce no Brasil e merece estar ladeado aos melhores do mundo.
Devido ao terroir do Sítio Shimada, que é cercado pela Mata Atlântica e possui 600 pés de lichia, a Camellia sinensis ganha características únicas.
O terroir é um conjunto de fatores que influenciam diretamente no DNA da bebida, que são: solo, clima, altitude, relevo, cultura e tradição da região.
O principal objetivo da análise sensorial é conseguir responder a pergunta: Como é esse chá?
Ela irá descrevê-lo e será diferente para cada pessoa, pois depende da sua memória organoléptica, ligando as suas lembranças aos alimentos.
A memória organoléptica é um conjunto de fatores formados pela sua história de vida, que englobam todas as suas experiências visuais, olfativas e de paladar.
O Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada possui folhas inteiras, formadas por brotos, 1ª e 2ª folhas, que são de coloração marrom escuro fosco, com alguns pontos dourados dos brotos.
É extremamente aromático, com um leve defumado fresco e doce, como madeira recém cortada, que domina o ambiente.
O licor caramelo, límpido e translúcido, é brilhante, robusto e cremoso. Possui um gosto doce, sem exagero, ligeiramente salgado e vivaz.
Seu sabor defumado é muito elegante e não se sobrepõe às notas de madeira, malte e floral. Com um pouco mais de atenção, também aparecem notas de cacau, caramelo, tabaco e um toque cítrico, que finaliza o gradiente de aromas e sabores desta preciosidade.
Os aromas são os cheiros que o nariz sente. O gosto é a percepção do alimento na língua, e há somente 5: doce, salgado, ácido, amargo e umami.
O sabor é a junção dos aromas e gostos, como quando sentimos sabor de morango em algum alimento.
As notas são as percepções sutis que ocorrem durante a degustação e nos remetem a outros alimentos, cheiros ou sensações, sem que o tenham em sua composição, como notas cítricas, que podem lembrar laranja, limão ou maracujá.
O Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada é muito versátil, pode ser usado para o preparo uma deliciosa xícara de chá quente, um refrescante copo de chá gelado, receitas com chá doces e salgadas, e drinks alcoólicos ou não.
No nosso guia de receitas você encontra várias receitas deliciosas que utilizam o chá preto defumado como ingrediente, como a receita de strogonoff de carne ou vegetariano, publicada também no portal Casa e Jardim.
Também harmoniza perfeitamente com petiscos, como queijos curados, castanhas e salames. É um chá especial, para ser consumido entre pessoas queridas. O chá da amizade!
Acompanhe esta incrível análise sensorial do Chá Preto Defumado Orgânico do Sítio Shimada, feita em parceria com as queridas Carla e Carol, Sommelières de Chá e Tea Baristas, fundadoras da Escola Chá Pra Quê?!, uma das mais renomadas da América Latina.
Assista, experimente este chá e nos conte o que achou!
No Chá Dō, o seu sommelier de chá, você encontra acessórios para chá lindos e práticos, para tornar ainda mais inesquecível sua experiência neste maravilhoso mundo!
Quer conhecer mais sobre a Camellia sinensis?
🎥 Vídeos sugeridos para você:
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido