WhatsApp

 

Produtos em promoção

Empreendedorismo em família: a história do Chá Dō

A gênesis do Chá Dō

O Chá Dō foi idealizado e fundado por 4 membros da mesma família: os irmãos Benício e Betovem, Vera, que é esposa do Betovem, e o Bruno, casado com a Nana, sobrinha dos irmãos, mas devido a todo o amor envolvido, também é referido como sobrinho.

Assista nosso vídeo institucional:

Todos já haviam pensado em diversos momentos de suas vidas em empreender, sem ainda ter colocado em ampla prática esta ideia. A exceção era o Benício, que já tinha distintas experiências. A mais recente, a Brow, nasceu para produzir kombucha, uma bebida à base da fermentação do Chá, que é a Camellia sinensis.

A Brow foi fundada pelo Benício, Sommelier de Chá e Tea Connoisseur com o Betovem e o Bruno. Benício ficava à frente da parte técnica e comercial. Betovem e Bruno, apoiavam, em tempo parcial, na gestão financeira e marketing, respectivamente, visto que atuavam como executivos em outras empresas.

Reflexões pessoais

Meados de 2020. O mundo atravessando uma crise sanitária de ordem global, e uma onda de reflexões pairava sobre a cabeça de muitos, inclusive na desta família.

As constantes na cabeça da Vera, executiva financeira há mais de 20 anos, eram as relacionadas à felicidade no trabalho, ou a falta dela, e aquilo que já havia vivenciado: stress de lhe causar um esgotamento, o que no inglês é chamado de burnout.

O trabalho é uma atividade extremamente importante. Faz com que um indivíduo se sinta produtivo, feliz e colaborando com algo maior. Isto quando há um propósito e se for exercido em um ambiente saudável, justo e acolhedor.

Noite em família, alguém decidiu pedir uma pizza. De uma conversa que varou a noite, Vera e Bruno decidem que era hora de deixar suas posições executivas para se unirem à Brow. A partir daquele momento não iriam focar na kombucha, mas sim, na sua essência: o Chá. Posteriormente e conforme a evolução do plano estratégico que nascia ali, ampliariam este escopo.

Mariana, Bruno, Betovem, Vera e Benício
De camiseta preta e de óculos o Benício. Em sentido anti-horário: Vera, Betovem, Bruno e Nana, na cozinha em Agosto de 2020, trabalhando no planejamento do Chá Dō.

A escolha do nome e nosso propósito

O negócio nasce no mundo digital, até porque foi criado no meio da pandemia. Sua vertical a de retailtech, ou seja, um e-commerce B2C. Porém, também atendendo ao segmento B2B.

A marca inicialmente idealizada seria: “O Chazeiro”. No entanto, este nome foi deixado de lado assim que soubemos que uma outra pessoa, muito respeitada no mercado, já utilizava a expressão “A Chazeira”.

Precisávamos de um novo nome e o Benício sugeriu “Chá Dō”, uma expressão de origem japonesa que significa “Caminho do Chá” ou “Cerimônia do Chá”.

É um ritual bastante tradicional e que tem como pilar básico unir todos em volta desta bebida. Historicamente, responsável por reunir generais e fortalecer a paz.

Mulher segurando copo com chá.
Foto de autoria do Chá Dō, ilustrando, no site, nosso propósito.

O nome foi aprovado de imediato, porque além de ser simples e sonoramente agradável, representava a essência do negócio. Além disso, refletia seu espírito e nos ajudava a definir o propósito do Chá Dō: Conectar pessoas através do Chá. Pessoas do bem.

É importante que você faça esta pausa reflexiva para mencionar: pessoas do bem.

E antes que a gente esqueça “A Chazeira” se tornou uma querida amiga nossa, no mundo do Chá.

Nossa missão e princípios

A missão do Chá Dō é servir como um elo, uma curadoria, um verdadeiro “one stop shop” para fornecedores e clientes interessados no mundo do chá. Porém, criando relações verdadeiras, baseadas em confiança, respeito e ética, colaborando para a geração de negócios, empregos, renda e felicidade para todos, de maneira sustentável.

Sempre soubemos o que queríamos com o Chá Dō: criar um negócio do qual tivéssemos orgulho e implantar nosso estilo de gestão, nossas crenças e valores.

A partir disso foi fácil e bem simples a identificação dos nossos princípios, a mola-mestre para que possamos cumprir nossa missão.

São eles: colocar as pessoas sempre em 1º. lugar e basear nossas ações em honestidade, transparência e sustentabilidade.

Brutalmente claro, e a expressão mais íntima do que reside nos nossos corações.

Tea Pet de buda, um copo de chá e folhas de chá espalhadas
Foto de autoria do Chá Dō, ilustrando, no site, nossos princípios.

O lançamento da plataforma de e-commerce

O site do Chá Dō foi ao ar em Setembro de 2020, mas o que todos viram foi, na verdade, a segunda versão. A primeira jogamos no lixo a 3 dias da data original de lançarmos a plataforma.

Isto porque criamos o site dentro de um sistema que identificamos que não estaria alinhado com o que pretendíamos propiciar de experiência para nossos clientes. Tão pouco comportaria nosso plano de crescimento.

Logo, optamos por dar alguns passos para trás, refazer e começar certo.

Este processo de reconstrução do site demorou mais 2 meses do que o esperado. No entanto, certamente o aprendizado da elaboração da versão original ajudou, servindo como acelerador.

E assim, em 14 de Setembro de 2020, lançamos a plataforma chado.com.br, tendo inicialmente como parceiros os produtores brasileiros de Chá.

Amaya Chás, Sítio Shimada, Sítio Yamamaru e Yamamotoyama, possuem décadas de história na teicultura, com qualidade premium na produção do Chá, a Camellia sinensis. São reconhecidos por sua tradição e seriedade. Além disso, têm o mesmo desejo legítimo de propagar este maravilhoso universo, repleto de aromas, sabores e benefícios para a saúde.

No mesmo momento, iniciamos nossas atividades nas mídias sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, Spotify e YouTube.

Em menos de 1 hora de lançamento, tivemos nossa primeira venda. Foi uma alegria enorme e um susto daqueles bons, porque não esperávamos que fosse tão rápido.

A evolução do negócio

Muito mais já ocorreu desde o lançamento do nosso site.

Lançamos nossa linha de acessórios para chá, super linda e prática. Ela inclui canecas, bule (chaleira) e garrafa com infusor de chá, copos e balança digital. Levamos em conta toda a experiência sensorial do cliente, sendo ele um iniciante ou uma pessoa já habituada a preparar uma infusão.

Oferecemos cursos online em parceria com a “Chá Pra Quê?”. Uma das mais respeitadas escolas na América Latina na formação de profissionais no segmento do chá.

Fizemos parcerias com especialistas em chá, empreendedores e produtores de conteúdo.

Disponibilizamos um livro de receitas online para difundir a versatilidade do chá, desde uma xícara de chá quente, até como fazer chá gelado.

Implantamos o PIX como forma de pagamento, garantindo aos clientes mais praticidade e segurança para pagar e velocidade para receber os pedidos.

Promovemos uma programação educativa recorrente para fomentar a teicultura e o estímulo ao empreendedorismo.

A humanização nas relações interpessoais

Defendemos a inclusão e a diversidade em todas as suas formas. Demonstramos nosso comprometimento com ações diárias, reforçadas em nossas campanhas. Confira a do mês das mulheres, a do dia das mães e a do dia dos namorados.

Nascemos com o compromisso de ouvir e aprender. Por isso, a cada venda realizamos o NPS (Net Promoting Score), uma pesquisa de satisfação do cliente, que nos permite evoluir sempre.

Possuímos uma pontuação de referência no mercado, confirmando a satisfação dos nossos clientes ao se relacionarem com o Chá Dō. Nos desafiamos, diariamente, a seguir operando nestes patamares, oferecendo sempre excelentes produtos e serviços, com humanização no atendimento.

Prezamos pelo relacionamento de longo prazo e pensando nisso criamos o SFC: Serviço de Felicidade do Cliente. Neste canal, o cliente acessa o Chá Dō, tirando dúvidas ou provendo opiniões. Ele sempre é atendido por gente! Gente que o escuta e atua em proximidade a ele, com prontidão, eficácia e carinho.

Falando de inovação, fomos a primeira empresa do segmento de chá, no Brasil, a implantar o cashback, uma ferramenta de recompensa para os nossos clientes. Este fato nos enche de alegria e orgulho.

Abraçamos, fomos abraçados e nos sentimos revigorados pela magia do mundo do Chá.

Somos imensamente gratos a todos que contribuem e apoiam para que o Chá Dō siga materializando seu desejo de construir um negócio sustentável e que proporcione felicidade a todos que se relacionam conosco.

Muito mais coisa legal está por vir, mas estes serão outros capítulos da nossa história.

Quem é quem no Chá Dō

Retrato do Benício Coura, Sommelier e Especialista em Chá e responsável por Operações no Chá Dō.

Benício Coura
Sommelier e Especialista em Chá e Operações

> Leia a Bio

Retrato do Betovem Coura

Betovem Coura
CEO e Planejamento Estratégico

> Leia a Bio

Retrato do Bruno Pimenta, responsável por Marketing e Tecnologia no Chá Dō.

Bruno Pimenta
Marketing e Tecnologia

> Leia a Bio

Retrato da Vera Bermudo, responsável por Finanças e Parcerias Estratégicas no Chá Dō.

Vera Bermudo
Finanças e Parcerias Estratégicas

> Leia a Bio

Compartilhe nas redes:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Picture of BENICIO ANTONIO COURA

BENICIO ANTONIO COURA

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cerderberg-e1711807969587-1024x442.jpg

Rooibos, o desconhecido tesouro africano

No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos.  Originário

Promoção Mês dos Pais na Chá Dō

Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Promoções toda semana

Chás e acessórios com desconto

FRETE GRÁTIS PARA ALGUMAS REGIÕES DO BRASIL

Nas compras acima de R$299

Até 12x no cartão

Sem parcela mínima

Compre com segurança

Site Protegido