Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

Empreendedorismo em família: a história do Chá Dō

A gênesis do Chá Dō

O Chá Dō foi idealizado e fundado por 4 membros da mesma família: os irmãos Benício e Betovem, Vera, que é esposa do Betovem, e o Bruno, casado com a Nana, sobrinha dos irmãos, mas devido a todo o amor envolvido, também é referido como sobrinho.

Assista nosso vídeo institucional:

Todos já haviam pensado em diversos momentos de suas vidas em empreender, sem ainda ter colocado em ampla prática esta ideia. A exceção era o Benício, que já tinha distintas experiências. A mais recente, a Brow, nasceu para produzir kombucha, uma bebida à base da fermentação do Chá, que é a Camellia sinensis.

A Brow foi fundada pelo Benício, Sommelier de Chá e Tea Connoisseur com o Betovem e o Bruno. Benício ficava à frente da parte técnica e comercial. Betovem e Bruno, apoiavam, em tempo parcial, na gestão financeira e marketing, respectivamente, visto que atuavam como executivos em outras empresas.

Reflexões pessoais

Meados de 2020. O mundo atravessando uma crise sanitária de ordem global, e uma onda de reflexões pairava sobre a cabeça de muitos, inclusive na desta família.

As constantes na cabeça da Vera, executiva financeira há mais de 20 anos, eram as relacionadas à felicidade no trabalho, ou a falta dela, e aquilo que já havia vivenciado: stress de lhe causar um esgotamento, o que no inglês é chamado de burnout.

O trabalho é uma atividade extremamente importante. Faz com que um indivíduo se sinta produtivo, feliz e colaborando com algo maior. Isto quando há um propósito e se for exercido em um ambiente saudável, justo e acolhedor.

Noite em família, alguém decidiu pedir uma pizza. De uma conversa que varou a noite, Vera e Bruno decidem que era hora de deixar suas posições executivas para se unirem à Brow. A partir daquele momento não iriam focar na kombucha, mas sim, na sua essência: o Chá. Posteriormente e conforme a evolução do plano estratégico que nascia ali, ampliariam este escopo.

Mariana, Bruno, Betovem, Vera e Benício
De camiseta preta e de óculos o Benício. Em sentido anti-horário: Vera, Betovem, Bruno e Nana, na cozinha em Agosto de 2020, trabalhando no planejamento do Chá Dō.

A escolha do nome e nosso propósito

O negócio nasce no mundo digital, até porque foi criado no meio da pandemia. Sua vertical a de retailtech, ou seja, um e-commerce B2C. Porém, também atendendo ao segmento B2B.

A marca inicialmente idealizada seria: “O Chazeiro”. No entanto, este nome foi deixado de lado assim que soubemos que uma outra pessoa, muito respeitada no mercado, já utilizava a expressão “A Chazeira”.

Precisávamos de um novo nome e o Benício sugeriu “Chá Dō”, uma expressão de origem japonesa que significa “Caminho do Chá” ou “Cerimônia do Chá”.

É um ritual bastante tradicional e que tem como pilar básico unir todos em volta desta bebida. Historicamente, responsável por reunir generais e fortalecer a paz.

Mulher segurando copo com chá.
Foto de autoria do Chá Dō, ilustrando, no site, nosso propósito.

O nome foi aprovado de imediato, porque além de ser simples e sonoramente agradável, representava a essência do negócio. Além disso, refletia seu espírito e nos ajudava a definir o propósito do Chá Dō: Conectar pessoas através do Chá. Pessoas do bem.

É importante que você faça esta pausa reflexiva para mencionar: pessoas do bem.

E antes que a gente esqueça “A Chazeira” se tornou uma querida amiga nossa, no mundo do Chá.

Nossa missão e princípios

A missão do Chá Dō é servir como um elo, uma curadoria, um verdadeiro “one stop shop” para fornecedores e clientes interessados no mundo do chá. Porém, criando relações verdadeiras, baseadas em confiança, respeito e ética, colaborando para a geração de negócios, empregos, renda e felicidade para todos, de maneira sustentável.

Sempre soubemos o que queríamos com o Chá Dō: criar um negócio do qual tivéssemos orgulho e implantar nosso estilo de gestão, nossas crenças e valores.

A partir disso foi fácil e bem simples a identificação dos nossos princípios, a mola-mestre para que possamos cumprir nossa missão.

São eles: colocar as pessoas sempre em 1º. lugar e basear nossas ações em honestidade, transparência e sustentabilidade.

Brutalmente claro, e a expressão mais íntima do que reside nos nossos corações.

Tea Pet de buda, um copo de chá e folhas de chá espalhadas
Foto de autoria do Chá Dō, ilustrando, no site, nossos princípios.

O lançamento da plataforma de e-commerce

O site do Chá Dō foi ao ar em Setembro de 2020, mas o que todos viram foi, na verdade, a segunda versão. A primeira jogamos no lixo a 3 dias da data original de lançarmos a plataforma.

Isto porque criamos o site dentro de um sistema que identificamos que não estaria alinhado com o que pretendíamos propiciar de experiência para nossos clientes. Tão pouco comportaria nosso plano de crescimento.

Logo, optamos por dar alguns passos para trás, refazer e começar certo.

Este processo de reconstrução do site demorou mais 2 meses do que o esperado. No entanto, certamente o aprendizado da elaboração da versão original ajudou, servindo como acelerador.

E assim, em 14 de Setembro de 2020, lançamos a plataforma chado.com.br, tendo inicialmente como parceiros os produtores brasileiros de Chá.

Amaya Chás, Sítio Shimada, Sítio Yamamaru e Yamamotoyama, possuem décadas de história na teicultura, com qualidade premium na produção do Chá, a Camellia sinensis. São reconhecidos por sua tradição e seriedade. Além disso, têm o mesmo desejo legítimo de propagar este maravilhoso universo, repleto de aromas, sabores e benefícios para a saúde.

No mesmo momento, iniciamos nossas atividades nas mídias sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, Spotify e YouTube.

Em menos de 1 hora de lançamento, tivemos nossa primeira venda. Foi uma alegria enorme e um susto daqueles bons, porque não esperávamos que fosse tão rápido.

A evolução do negócio

Muito mais já ocorreu desde o lançamento do nosso site.

Lançamos nossa linha de acessórios para chá, super linda e prática. Ela inclui canecas, bule (chaleira) e garrafa com infusor de chá, copos e balança digital. Levamos em conta toda a experiência sensorial do cliente, sendo ele um iniciante ou uma pessoa já habituada a preparar uma infusão.

Oferecemos cursos online em parceria com a “Chá Pra Quê?”. Uma das mais respeitadas escolas na América Latina na formação de profissionais no segmento do chá.

Fizemos parcerias com especialistas em chá, empreendedores e produtores de conteúdo.

Disponibilizamos um livro de receitas online para difundir a versatilidade do chá, desde uma xícara de chá quente, até como fazer chá gelado.

Implantamos o PIX como forma de pagamento, garantindo aos clientes mais praticidade e segurança para pagar e velocidade para receber os pedidos.

Promovemos uma programação educativa recorrente para fomentar a teicultura e o estímulo ao empreendedorismo.

A humanização nas relações interpessoais

Defendemos a inclusão e a diversidade em todas as suas formas. Demonstramos nosso comprometimento com ações diárias, reforçadas em nossas campanhas. Confira a do mês das mulheres, a do dia das mães e a do dia dos namorados.

Nascemos com o compromisso de ouvir e aprender. Por isso, a cada venda realizamos o NPS (Net Promoting Score), uma pesquisa de satisfação do cliente, que nos permite evoluir sempre.

Possuímos uma pontuação de referência no mercado, confirmando a satisfação dos nossos clientes ao se relacionarem com o Chá Dō. Nos desafiamos, diariamente, a seguir operando nestes patamares, oferecendo sempre excelentes produtos e serviços, com humanização no atendimento.

Prezamos pelo relacionamento de longo prazo e pensando nisso criamos o SFC: Serviço de Felicidade do Cliente. Neste canal, o cliente acessa o Chá Dō, tirando dúvidas ou provendo opiniões. Ele sempre é atendido por gente! Gente que o escuta e atua em proximidade a ele, com prontidão, eficácia e carinho.

Falando de inovação, fomos a primeira empresa do segmento de chá, no Brasil, a implantar o cashback, uma ferramenta de recompensa para os nossos clientes. Este fato nos enche de alegria e orgulho.

Abraçamos, fomos abraçados e nos sentimos revigorados pela magia do mundo do Chá.

Somos imensamente gratos a todos que contribuem e apoiam para que o Chá Dō siga materializando seu desejo de construir um negócio sustentável e que proporcione felicidade a todos que se relacionam conosco.

Muito mais coisa legal está por vir, mas estes serão outros capítulos da nossa história.

Quem é quem no Chá Dō

Retrato do Benício Coura, Sommelier e Especialista em Chá e responsável por Operações no Chá Dō.

Benício Coura
Sommelier e Especialista em Chá e Operações

> Leia a Bio

Retrato do Betovem Coura

Betovem Coura
CEO e Planejamento Estratégico

> Leia a Bio

Retrato do Bruno Pimenta, responsável por Marketing e Tecnologia no Chá Dō.

Bruno Pimenta
Marketing e Tecnologia

> Leia a Bio

Retrato da Vera Bermudo, responsável por Finanças e Parcerias Estratégicas no Chá Dō.

Vera Bermudo
Finanças e Parcerias Estratégicas

> Leia a Bio

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

5 novas receitas com chá

Confira as receitas com chá que o Chá Dō, seu sommelier de chá, elaborou para você se aquecer neste inverno e se deliciar com os sabores da Camellia sinensis!

A história do chá no Brasil

Descubra como o chá, a planta Camellia sinensis, chegou ao Brasil, onde eram as plantações de chá e quais são os atuais fornecedores de chá brasileiro.

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Produtos com pronta entrega

Enviamos com muito carinho

Formas de pagamento

Boleto | Cartão de Crédito | Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.