Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

Kombucha: ingrediente para uma vida feliz e saudável

Você sabe o que é kombucha?

Já ouviu falar sobre essa bebida de sabores e colorações infinitas, que nos últimos anos vem ganhando espaço com a busca social de um estilo de vida saudável?

Seu consumo tem conquistado até os famosos, como Caetano Veloso, Gwyneth Paltrow, Halle Berry, Reese Witherspoon e Madonna.

O que é kombucha

Kombucha é uma bebida feita a partir da fermentação controlada do chá adoçado, associado a uma colônia de bactérias do bem e leveduras, que ajudam na manutenção da saúde do nosso organismo.

O nome científico dado a estas boas bactérias e leveduras, que ajudam na nossa flora intestinal, é SCOBY, que significa Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast, em inglês).

Scoby

O SCOBY são microorganismos aglomerados em uma massa de celulose, que, quando colocado em contato com a mistura de chá e açúcar, realizam a primeira fermentação da kombucha.

O resultado desta mistura é uma bebida cheia de sabor, naturalmente frisante, muito refrescante e excelente para a saúde.

Padrões técnicos da kombucha

A partir do dia 1 de Julho de 2021 entrará em vigor o PIQ (Padrão de Identidade e Qualidade) para kombucha.

Segundo a NR 41 (Norma Regulamentadora), só é considerada kombucha a bebida feita a partir do chá, ou seja, da planta Camellia sinensis, que você conhece em detalhes no nosso artigo: O que é chá? A história e a lenda da Camellia sinensis.

Usualmente são utilizados os chás da família do chá verde e do chá preto, mas também vemos kombuchas produzidas com as outras famílias, como a do chá oolong e do chá branco.

Para conhecer mais sobre as famílias do chá, leia: Quais são as famílias do chá? Seis mundos diferentes.

Por isso, fique atento aos seus fornecedores de chá!

No Brasil temos 4 produtores de chá: a Amaya, o Sítio Shimada, Sítio Yamamaru e a Yamamotoyama.

Parceiros Chá Dō: Amaya, Sítio Shimada, Sítio Yamamaru e Yamamotoyama

Eles produzem o super chá de altíssima qualidade da Camellia sinensis, que você encontra no site do Chá Dō (chado.com.br) e são perfeitos para a sua kombucha.

Kombucha origem

A kombucha surgiu na China durante a Dinastia Han (206 a.C. – 25 d.C.), seguindo para a Rússia e depois para a Europa Oriental.

Fez muito sucesso, em especial na Alemanha, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, mas seu consumo caiu, fruto da escassez do chá e do açúcar, na época.

O interesse por ela foi retomado na Europa e na América na década de 1990, tornando-se uma bebida cada vez mais popular e apreciada por seus sabores, versatilidade e benefícios para a saúde.

Os benefícios da kombucha

Você deve estar se perguntando para que serve a kombucha, além do prazer de tomar uma bebida maravilhosa e refrescante.

Mais que uma rica experiência sensorial, são atribuídos a ela vários benefícios para a saúde, com seu consumo regular.

A soma destes benefícios seriam os oriundos da planta Camellia sinensis, mencionados no artigo: Mais de 10 benefícios do chá para você começar a tomar, já!, com o processo de fermentação ocorrido na kombucha.

O resultado é uma bebida com ação anti-inflamatória, antioxidante e que fortalece o sistema imunológico.

Mas atenção: kombucha não é remédio e muito menos uma panacéia milagrosa.

Ela é uma bebida deliciosa e natural, que aliada a um estilo de vida saudável, se converterá em um ingrediente para uma vida feliz e saudável.

Mulher bebendo kombucha

Como tomar kombucha

O consumo de kombucha pode ser feito por todos, porém, quando falamos de crianças, gestantes, lactantes, idosos, pessoas convalescentes ou que possuam algum tipo de intolerância, é preciso ter cautela e consultar previamente um profissional da saúde.

Idealmente, a kombucha deve ser consumida em quantidades diárias moderadas, até que seu organismo acostume-se à ela.

Os empreendedores da kombucha

O consumo da bebida aumentou muito no último ano, principalmente por ser 100% natural e possibilitar uma infinidade de sabores, ganhando espaço no mercado brasileiro.

Os “kombucheiros”, como são carinhosamente chamados os empreendedores no mundo da kombucha, estão espalhados por todo o Brasil.

No Chá Dō, nosso sommelier de chá Benício Coura é um especialista na produção de kombucha. Temos também as queridas parceiras Gisella Dias (do Clube da Kombucha) do Rio de Janeiro, Rosimara Menezes (da Cozinha da Vitalidade) do Mato Grosso do Sul e Ester Santoli (da Kombucha Teka) da Bahia, fazendo um belo e sério trabalho na produção de kombucha e de conteúdo educativo, como workshops, cursos e eBooks.

“Kombucheiros”: Benício Coura, Gisella Dias, Rosimara Menezes e Ester Santoli

Como fazer kombucha

O processo de produção da kombucha, apesar de não ser complexo, exige ingredientes de boa qualidade, conhecimento, dedicação e paciência.

Para preparar a base da kombucha, que é a primeira etapa do processo, deve-se fazer uma mistura de chá (Camellia sinensis) e açúcar.

Depois, acrescentar o SCOBY e o chá fermentado (conhecido como chá de arranque ou starter, que é o líquido fermentado que vem junto com o SCOBY), que irão descansar de 7 a 12 dias, provocando uma fermentação natural.

O paladar de cada um, associado ao tempo e a experiência, é que vão dizer o ponto certo da sua kombucha.

As bactérias e leveduras presentes no SCOBY se alimentam do açúcar, que desaparece no final do processo, e dos compostos amargos do chá, resultando em uma bebida gaseificada.

A segunda etapa do processo é a saborização, que possibilita uma imensidão de combinações com frutas, vegetais, ervas e especiarias.

A bebida pode ser tomada fria ou à temperatura ambiente, e cai bem em qualquer ocasião.

E você, já experimentou uma kombucha?

Leia também:

* Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

5 novas receitas com chá

Confira as receitas com chá que o Chá Dō, seu sommelier de chá, elaborou para você se aquecer neste inverno e se deliciar com os sabores da Camellia sinensis!

A história do chá no Brasil

Descubra como o chá, a planta Camellia sinensis, chegou ao Brasil, onde eram as plantações de chá e quais são os atuais fornecedores de chá brasileiro.

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Produtos com pronta entrega

Enviamos com muito carinho

Formas de pagamento

Boleto | Cartão de Crédito | Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.