Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O seu Sommelier de Chá.
Alimento com ação antioxidante, anti-inflamatória e que reforça o sistema imunológico, aqui estão mais de 10 benefícios do chá para você começar a tomar, já!
Etimologicamente, a Camellia sinensis é a planta que deu origem ao chá, e isto se deve à questões históricas.
Por isso, tenha sempre em mente que quando nos referirmos ao chá, estaremos falando unicamente desta planta, aqui no Brasil também conhecida como “chá especial”.
Ao ser descoberto na China, seu uso era como uma infusão medicinal, mas foi no início de Século XVIII que passou a ser consumido não apenas por suas propriedades, mas também se tornou um hábito social.
O consumo de chá no Brasil tem crescido de forma substancial, em muito relacionado à busca por uma vida mais longa e saudável, mas também por rituais e momentos de conexão inter e intrapessoal, aliando o bem-estar físico, mental e espiritual.
Analisando os benefícios do chá, ou seja, da Camellia sinensis, encontramos uma planta que é conhecida por possuir uma tríade de componentes muito importantes: os polifenóis, a teína e a L-Teanina.
Uma combinação poderosa e saudável se a incluirmos de maneira recorrente em nossa rotina, seja com uma reconfortante xícara de chá quente ou generosos copos de chá gelado, o delicioso ice tea.
Os polifenóis, em particular catequinas e epicatequinas, possuem importante ação antioxidante e anti-inflamatória para reforçar nosso sistema imunológico, atuar na prevenção de doenças, regular nosso organismo e retardar o envelhecimento.
São também agentes antibióticos e antialérgicos naturais que previnem o câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, além de melhorar a digestão e ajudar a emagrecer, conforme explica a nutricionista Cristiane Verotti.
A teína, um análogo à cafeína, é um estimulante que mantém nosso cérebro focado e auxilia no controle dos radicais livres e das inflamações.
Já a L-Teanina é um aminoácido presente na Camellia sinensis. Ela é responsável por regular os neurotransmissores e atividades cerebrais, trazendo muitos efeitos benéficos para nosso organismo.
Alguns exemplos: relaxamento da mente e do corpo, redução do stress, ajuda a dormir com melhor qualidade do sono, eleva o desempenho cognitivo e em última instância, melhora nosso status emocional.
De forma geral, quanto menos oxidadas forem as folhas de chá, mais ricas serão no conjunto das propriedades saudáveis, como ocorre com a família do chá branco, chá verde e chá amarelo.
Porém todas as famílias da planta Camellia sinensis apresentam benefícios para a saúde, o que também inclui os tipos de chá oolong, chá preto e chá escuro, também conhecido como dark tea, fermentado, pós fermentado ou chá vermelho.
Além de, claro, todas as famílias da Camellia sinensis, oferecem uma infinita variedade de sabores e aromas.
A Harvard Medical School publicou alguns estudos bastante interessantes sobre o consumo e os benefícios da Camellia sinensis, o nosso super chá.
No artigo “Tea: a cup of good health? (Chá: uma xícara de boa saúde?)”, encontramos que o chá possui propriedades de redução de risco de doenças coronarianas, controle da pressão arterial, melhora no colesterol e mitigação de risco de câncer e diabetes.
Em “The truth about metabolism (A verdade sobre o metabolismo)”, associa-se à Camellia sinensis propriedades que auxiliam na regulação do metabolismo, que é o processo responsável pelo gasto de energia, queima de calorias no nosso organismo e perda de peso.
É o componente Galato de Epigalocatequina, que atua como auxiliar na aceleração do metabolismo, apoiando no processo de emagrecimento.
Já em “Can drinking tea prevent dementia? (Beber chá pode prevenir a demência?)”, é relacionado ao hábito regular de consumir chá à redução dos riscos de doenças degenerativas como o Alzheimer, inclusive, e em especial, para as pessoas com predisposição genética.
Além disso, uma outra visão interessante nos é trazida pela European Society of Cardiology (ESC), onde no recente estudo “Tea drinkers live longer (Tomadores de chá vivem mais)” revela que o hábito regular de tomar chá está conectado a uma vida mais longa e saudável.
O artigo destaca ainda os fatores protetivos dos polifenóis. Devido a eles, os indivíduos consumidores desta bebida, de forma recorrente, têm menores chances de desenvolver doenças coronarianas, derrames, infartos, pressão alta e colesterol elevado, entre outras doenças, elevando sua longevidade e qualidade de vida.
É muito importante ressaltar que o chá não é uma bebida milagrosa ou uma “bala de prata” e sim, um alimento muito saudável.
Ele é um importante coadjuvante que, associado à uma dieta equilibrada, à prática de exercícios regulares, ao balanceamento das atividades diárias e ao adequado acompanhamento médico, irão contribuir para que você tenha uma vida saudável e feliz.
Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido