Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

Mais de 10 benefícios do chá para você começar a tomar, já!

Você sabe o que anda bebendo?

De acordo com a etimologia, a Camellia sinensis é a planta que deu origem ao chá, e isto se deve à questões históricas, que você pode conferir no artigo “O que é chá? A história e as lendas da Camellia sinensis.

Por isso, tenha sempre em mente que quando nos referirmos ao chá, estaremos falando unicamente desta planta, aqui no Brasil também conhecida como “chá especial”.

Ao ser descoberto na China, seu uso era medicinal, mas foi no início de Século XVIII que passou a ser consumido não apenas por suas propriedades, mas também se tornou um hábito social.

O consumo de chá no Brasil tem crescido de forma substancial, em muito relacionado à busca por uma vida mais longa e saudável, mas também por rituais e momentos de conexão inter e intrapessoal, aliando o bem estar físico, mental e espiritual.

Colheita do Sítio Yamamaru
Colheita no Sítio Yamamaru feita pelos irmãos Miriam e Kazutoshi – Vale do Ribeira, SP. Foto: Mariuza F. Lindenberg

A tríade saudável

Analisando os benefícios do chá, ou seja, da Camellia sinensis, encontramos uma planta que é conhecida por possuir uma tríade de componentes muito importantes: os polifenóis, a teína e a L-Teanina.

Uma combinação poderosa e saudável se a incluirmos de maneira recorrente em nossa rotina, na forma de algumas xícaras de chá quente ou generosos copos de chá gelado.

Os polifenóis, em particular catequinas e epicatequinas, possuem importante ação antioxidante e anti-inflamatória que reforçam nosso sistema imunológico, atuam na prevenção de doenças, regulam nosso organismo e combatem o envelhecimento.

São também agentes antibióticos e antialérgicos naturais que previnem o câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, além de melhorar a digestão e ajudar a emagrecer, conforme explicado pela nutricionista Cristiane Verotti, em artigo publicado pelo Portal Nutritotal, especializado em nutrição clínica.

A teína, um análogo à cafeína, é um estimulante que mantém nosso cérebro em estado de alerta, focado e auxilia no controle dos radicais livres e das inflamações.

Já a L-Teanina é um aminoácido presente na Camellia sinensis, responsável por regular os neurotransmissores e atividades cerebrais, trazendo muitos efeitos benéficos para nosso organismo como o de relaxamento da mente e do corpo, redução do stress, ajuda a dormir com melhor qualidade do sono, eleva o desempenho cognitivo (como a capacidade de aprendizado, concentração, memorização, fala e execução de funções) e em última instância, melhora nosso status emocional.

Existe uma Camellia sinensis melhor que a outra?

De forma geral, quanto menos oxidadas forem as folhas de chá, como ocorre com a família do chá verde, chá amarelo e chá branco, mais ricas serão no conjunto das propriedades saudáveis. Porém todas apresentam benefícios, o que também inclui os tipos de chá preto, chá oolong e chá escuro, além de oferecerem uma variedade de sabores e aromas muito particulares.

Para um maior aprofundamento, recomendamos a leitura do artigo “Quais são as famílias do chá? Seis mundos diferentes.”.

O que há de comprovado?

A Harvard Medical School publicou alguns estudos bastante interessantes sobre o consumo e os benefícios da Camellia sinensis, o nosso super chá.

No artigo “Tea: a cup of good health?” (Chá: uma xícara de boa saúde?), encontramos que o chá possui propriedades de redução de risco de doenças coronarianas, controle da pressão arterial, melhora no colesterol e mitigação de risco de câncer e diabetes.

Em “The truth about metabolism” (A verdade sobre o metabolismo), associa-se à Camellia sinensis propriedades que auxiliam na regulação do metabolismo, que é o processo responsável pelo gasto de energia e queima de calorias no nosso organismo.

É o componente Galato de Epigalocatequina, que atua como auxiliar na aceleração do metabolismo, apoiando no processo de emagrecimento.

Já em “Can drinking tea prevent dementia?” (Beber chá pode prevenir a demência?), é relacionado ao hábito regular de consumir chá à redução dos riscos de doenças degenerativas como o Alzheimer, inclusive, e em especial, para as pessoas com predisposição genética.

Além disso, uma outra visão interessante nos é trazida pela European Society of Cardiology (ESC), onde no recente estudo “Tea drinkers live longer” (Tomadores de chá vivem mais) revela que o hábito regular de tomar chá está conectado a uma vida mais longa e saudável.

O artigo destaca ainda os fatores protetivos dos polifenóis. Devido a eles, os indivíduos consumidores desta bebida, de forma recorrente, têm menores chances de desenvolver doenças coronarianas, derrames, infartos, pressão alta e colesterol elevado, entre outras doenças, elevando sua longevidade e qualidade de vida.

Gráfico Mais de 10 Benefícios do chá
Fontes: Harvard Medical School, European Society of Cardiology e Portal Nutritotal. Ilustração: Chá Dō. Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.

Mas atenção para não cair em tentação!

É muito importante ressaltar que o chá não é uma bebida milagrosa ou uma “bala de prata” e sim, um importante coadjuvante que, associado à uma dieta equilibrada, à prática de exercícios regulares, ao balanceamento das atividades diárias e ao adequado acompanhamento médico, irão contribuir para uma vida saudável e feliz.

Ou seja, é a manutenção de um estilo de vida saudável que ditará, em boa medida, a qualidade de vida que teremos.

Selecionamos alguns vídeos muito legais para você se aprofundar:

Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

5 novas receitas com chá

Confira as receitas com chá que o Chá Dō, seu sommelier de chá, elaborou para você se aquecer neste inverno e se deliciar com os sabores da Camellia sinensis!

A história do chá no Brasil

Descubra como o chá, a planta Camellia sinensis, chegou ao Brasil, onde eram as plantações de chá e quais são os atuais fornecedores de chá brasileiro.

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Produtos com pronta entrega

Enviamos com muito carinho

Formas de pagamento

Boleto | Cartão de Crédito | Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.