Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O seu Sommelier de Chá.
Para saber o que é chá, a 2ª bebida mais consumida no mundo, viajaremos no tempo com a história e lendas da planta Camellia sinensis, originária na China.
De acordo com a etimologia, chá é a bebida feita exclusivamente a partir da infusão das folhas e brotos da Camellia sinensis e esta planta é cercada de muitos fatos curiosos.
No período das grandes navegações, portugueses desembarcaram no Porto de Macau onde chamavam a Camellia sinensis de ch”a em cantonês, e por isso os portugueses a batizaram de chá.
Já o ingleses, espanhóis e holandeses, por exemplo, negociavam pelo Porto de Xiamen (antes conhecido por Amoy), onde chamavam a Camellia sinensis de t”e, em Min Nan , e por isso batizaram a bebida de “tea”, “té” e “thee”, respectivamente em seus idiomas.
O Brasil guarda uma característica peculiar porque se valia do uso de múltiplas infusões da cultura indígena tais como raízes, flores ou frutas, no combate a enfermidades e prevenção de doenças.
Desta forma, os portugueses, quando aqui chegaram, na época das colonizações, acabaram por adotar a generalização de chamar de chá tudo aquilo que era infusionado.
Porém, chá é originário da planta Camellia sinensis e a infusão de qualquer outra espécie botânica é chamada de tisana, como: hibisco, boldo, hortelã, camomila, erva-doce e rooibos, originário da África do Sul.
Já a terminologia blend de chá é usada para nos referirmos a mescla da Camellia sinensis com flores, frutas e especiarias.
Mais recentemente no Brasil, convencionou-se usar o termo “chás especiais” para a Camellia sinensis, ao se referir a qualquer uma das suas seis famílias, para diferenciá-la das demais infusões.
Sim! A Camellia sinensis possui seis famílias: o chá branco, o chá verde, o chá amarelo, o chá oolong, o chá preto e o chá escuro, também chamado de dark tea, chá fermentado, pós fermentado ou chá vermelho.
Cada uma destas famílias possui características bem definidas de processamento e múltiplos benefícios para a saúde e o bem-estar.
Sabemos que o chá tem origem na China e lá é apreciado há milhares de anos, porém existem muitas lendas em torno do seu descobrimento.
Uma delas é a de que a Camellia sinensis foi descoberta por volta do ano de 2750 a.C., ao acaso, por um dos imperadores mais famosos e místicos da China antiga: Shennong (transliteração também grafada como Shennon ou Shen-Nung), venerado como o pai da agricultura e da medicina chinesa.
De acordo com esta lenda, Shennong, botânico, estudioso dos benefícios das plantas para a saúde, estaria caminhando quando resolveu descansar, sentando-se embaixo de uma árvore.
Foi quando algumas folhas, sopradas pelo vento, caíram na sua tigela com água que fervia para ser purificada e bebida. Curioso, experimentou a infusão achando-a muito revigorante.
Em outra lenda, Shennong por sua curiosidade botânica teria se intoxicado, mas antes de morrer, a folha de uma árvore voou para dentro da sua boca. Ele a mastigou e ela o salvou.
A árvore, em ambas as lendas, era a Camellia sinensis.
Naquela época, a Camellia sinensis era considerada medicinal para tratar diversas enfermidades e um importante elixir para revitalizar e melhorar a concentração.
O resto é muita história envolvendo esta bebida milenar que é a segunda mais tomada em todo mundo, depois da água, tanto na forma de uma deliciosa xícara de chá quente, quanto em grandes copos de chá gelado.
A história do chá – TED Ed.
Lu Yu, escritor chinês, publicou o livro “Chajing”, ou “O Clássico do Chá”, conhecido como o livro sagrado.
Nele, o autor descreve a história da Camellia sinensis, seu cultivo, processamento, classificações, cerimonial e técnicas de degustação da infusão.
Ao mesmo tempo, Lu Yu acabou por criar uma obra poética, pois evidencia sua crença de que o chá simboliza a união da harmonia e dos mistérios do universo.
O próprio ideograma da palavra é feito de 3 partes: a superior indica “grama”, a inferior indica “madeira”, e há uma pessoa ao centro, simbolizando que os seres humanos são uma parte orgânica do nosso mundo, em conjunto com os demais elementos.
O livro sagrado começou a ser difundido por volta do ano 761, durante a dinastia Tang, e foi o primeiro no mundo sobre o tema, divulgando esta bebida e tornando Lu Yu, seu patrono.
O chá é um alimento delicioso e muito saudável.
Muito apreciado para o consumo por seus distintos sabores, aromas, e benefícios para a saúde, ao longo dos anos, se converteu em muito mais do que uma bebida.
É um ritual, coletivo e individual, para elevação do bem-estar.
Sua filosofia inspirou distintas correntes do pensamento chinês, confundindo a sua história com a do próprio mundo e mudou hábitos de sociedades inteiras.
Traduzindo-se em um conceito de qualidade de vida, teve sua origem na China, floresceu na Ásia e contribui para todo o globo.
Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido