Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

O que é chá? História e lendas da planta Camellia sinensis

Para saber o que é chá, a 2ª bebida mais consumida no mundo, viajaremos no tempo com a história e lendas da planta Camellia sinensis, originária na China.

Um pouco da história geral

De acordo com a etimologia, chá é a bebida feita exclusivamente a partir da infusão das folhas e brotos da Camellia sinensis e esta planta é cercada de muitos fatos curiosos.

Broto, 1a. e 2a. folhas de chá em destaque. Fazenda Amaya Chás, Registo, Vale do Ribeira, SP.

No período das grandes navegações, portugueses desembarcaram no Porto de Macau onde chamavam a Camellia sinensis de ch”a em cantonês, e por isso os portugueses a batizaram de chá.

Já o ingleses, espanhóis e holandeses, por exemplo, negociavam pelo Porto de Xiamen (antes conhecido por Amoy), onde chamavam a Camellia sinensis de t”e, em Min Nan , e por isso batizaram a bebida de “tea”, “té” e “thee”, respectivamente em seus idiomas.

Navegações desembarcavam nos portos chineses em busca da Camellia sinensis, o chá.

E no Brasil?

O Brasil guarda uma característica peculiar porque se valia do uso de múltiplas infusões da cultura indígena tais como raízes, flores ou frutas, no combate a enfermidades e prevenção de doenças.

Desta forma, os portugueses, quando aqui chegaram, na época das colonizações, acabaram por adotar a generalização de chamar de chá tudo aquilo que era infusionado.

Porém, chá é originário da planta Camellia sinensis e a infusão de qualquer outra espécie botânica é chamada de tisana, como: hibisco, boldo, hortelã, camomila, erva-doce e rooibos, originário da África do Sul.

Já a terminologia blend de chá é usada para nos referirmos a mescla da Camellia sinensis com flores, frutas e especiarias.

Mais recentemente no Brasil, convencionou-se usar o termo “chás especiais” para a Camellia sinensis, ao se referir a qualquer uma das suas seis famílias, para diferenciá-la das demais infusões.

Sim! A Camellia sinensis possui seis famílias: o chá branco, o chá verde, o chá amarelo, o chá oolong, o chá preto e o chá escuro, também chamado de dark tea, chá fermentado, pós fermentado ou chá vermelho.

Os tipos de chás: Chá Branco, Chá Verde, Chá Amarelo, Chá Oolong, Chá Preto e Chá Escuro
Os 6 tipos de chá.

Cada uma destas famílias possui características bem definidas de processamento e múltiplos benefícios para a saúde e o bem-estar.

A lenda da Camellia sinensis

Sabemos que o chá tem origem na China e lá é apreciado há milhares de anos, porém existem muitas lendas em torno do seu descobrimento.

Uma delas é a de que a Camellia sinensis foi descoberta por volta do ano de 2750 a.C., ao acaso, por um dos imperadores mais famosos e místicos da China antiga: Shennong (transliteração também grafada como Shennon ou Shen-Nung), venerado como o pai da agricultura e da medicina chinesa.

De acordo com esta lenda, Shennong, botânico, estudioso dos benefícios das plantas para a saúde, estaria caminhando quando resolveu descansar, sentando-se embaixo de uma árvore.

Foi quando algumas folhas, sopradas pelo vento, caíram na sua tigela com água que fervia para ser purificada e bebida. Curioso, experimentou a infusão achando-a muito revigorante.

Em outra lenda, Shennong por sua curiosidade botânica teria se intoxicado, mas antes de morrer, a folha de uma árvore voou para dentro da sua boca. Ele a mastigou e ela o salvou.

A árvore, em ambas as lendas, era a Camellia sinensis.

Naquela época, a Camellia sinensis era considerada medicinal para tratar diversas enfermidades e um importante elixir para revitalizar e melhorar a concentração.

O resto é muita história envolvendo esta bebida milenar que é a segunda mais tomada em todo mundo, depois da água, tanto na forma de uma deliciosa xícara de chá quente, quanto em grandes copos de chá gelado.

A história do chá – TED Ed.

Cha Jing, o livro sagrado

Lu Yu, escritor chinês, publicou o livro “Chajing”, ou “O Clássico do Chá”, conhecido como o livro sagrado.

Nele, o autor descreve a história da Camellia sinensis, seu cultivo, processamento, classificações, cerimonial e técnicas de degustação da infusão.

Ao mesmo tempo, Lu Yu acabou por criar uma obra poética, pois evidencia sua crença de que o chá simboliza a união da harmonia e dos mistérios do universo.

O próprio ideograma da palavra é feito de 3 partes: a superior indica “grama”, a inferior indica “madeira”, e há uma pessoa ao centro, simbolizando que os seres humanos são uma parte orgânica do nosso mundo, em conjunto com os demais elementos.

O livro sagrado começou a ser difundido por volta do ano 761, durante a dinastia Tang, e foi o primeiro no mundo sobre o tema, divulgando esta bebida e tornando Lu Yu, seu patrono.

The classic of tea (Chajing), o livro sagrado do chá, de Lu Yu - edição de 2019.
The classic of tea (Chajing), o livro sagrado do chá, de Lu Yu - edição de 2019.
Ideograma em cantonês e mandarim para a palavra “chá”.
Ideograma em cantonês e mandarim para a palavra “chá”.

A Camellia sinensis, nosso super chá, pelo mundo

O chá é um alimento delicioso e muito saudável.

Muito apreciado para o consumo por seus distintos sabores, aromas, e benefícios para a saúde, ao longo dos anos, se converteu em muito mais do que uma bebida.

É um ritual, coletivo e individual, para elevação do bem-estar.

Sua filosofia inspirou distintas correntes do pensamento chinês, confundindo a sua história com a do próprio mundo e mudou hábitos de sociedades inteiras.

Traduzindo-se em um conceito de qualidade de vida, teve sua origem na China, floresceu na Ásia e contribui para todo o globo.

Colheita no Sítio Shimada feita pelas mãos da Tea Master Teresinha Shimada - Vale do Ribeira, SP
Colheita no Sítio Shimada feita pelas mãos da Tea Master Teresinha Shimada - Registo, Vale do Ribeira, SP.

🎥 Selecionamos alguns vídeos muito legais para você se aprofundar:

Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

O chá e a Guerra do Ópio

O chá, originário da planta Camellia sinensis, e a Guerra do Ópio estão conectados em um conflito entre a Grã-Bretanha e a China. Conheça esta história!

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Pague em até 6x sem juros

Cartão de Crédito

Pague também com

Boleto ou Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.