Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O seu Sommelier de Chá.
Tivemos a grande honra de visitar o Sítio Shimada e o Sítio Yamamaru, durante as cerimônias de primeira colheita de chá.
O período de cada safra vai de setembro ao final de maio. A cada início de safra é realizada a comemoração para agradecer a safra passada e celebrar o início de uma nova.
Ambos os sítios estão situados no Vale do Ribeira, nas regiões de Registro e Sete Barras, interior do estado de São Paulo, e possuem uma extensa plantação de Camellia sinensis.
Benício Coura, cofundador e Sommelier de Chá do Chá Dō, ficou maravilhado com esta experiência inesquecível!
No primeiro dia de visita conhecemos o Sítio Shimada, onde houve uma maravilhosa recepção, com um delicioso lanche e um lindo vídeo sobre a história do sítio e da família Shimada.
A família chegou ao Brasil durante a Imigração Japonesa, porém devido ao acúmulo de problemas econômicos, políticos e sociais do país, bem como a grande concorrência internacional, houve uma grande crise no Brasil e praticamente todas as fábricas fecharam.
Ume Shimada, conhecida carinhosamente por todos como Obatian, retomou a produção em 2014, aos 87 anos.
Hoje, o Sítio Shimada produz de maneira orgânica e artesanal três das seis famílias da planta Camellia sinensis: o Chá Preto, o Chá Verde e o raro Chá Branco Silver Needle, além do exclusivo Chá Preto Defumado.
Conhecemos a plantação de Camellia sinensis do sítio, onde houve a cerimônia de primeira colheita, com a participação do grupo japonês Ribeira Ryofu Daiko, de Wadaiko.
Fomos convidados a fazer nossa própria colheita dos brotos, tendo a oportunidade de processar e tomar o nosso próprio chá. Um momento indescritível!
Por uma linda coincidência, as flores dos pés de lichia que rodeiam a plantação, desabrocharam no mesmo período que surgiram os brotos da Camellia sinensis, tornando este chá ainda mais especial.
O Sítio Shimada possui um terroir único, pois é cercado pela Mata Atlântica e possui 600 pés de lichia em suas terras.
O terroir é um conjunto de fatores que influenciam diretamente no DNA da bebida, que são: o solo, o clima, a altitude, o relevo, a cultura e a tradição da região.
A Camellia sinensis ganha características especiais, trazendo um perfil de sabor único ao chá do sítio.
A teicultura é feita de maneira artesanal e orgânica, onde são colhidos manualmente os brotos e as duas folhas mais novas da Camellia sinensis. Essa seleção nobre de folhas de chá é chamada colheita fina.
O processo de produção é feito cuidadosamente pela Tea Master Teresinha Shimada, filha da Obatian Ume Shimada.
O almoço no sítio foi tipicamente japonês, com o delicioso Arroz Defumado Teresinha Shimada e uma grata surpresa, a Limonada com chá preto defumado Shimada. Uma delícia!
No Guia de Receitas Chá Dō você encontra estas e várias outras receitas com chá deliciosas, além dos chás especiais e acessórios para chá lindos e práticos para prepará-las.
Conhecemos também a estrutura da fábrica de chá, onde é realizado todo o processamento.
O dia foi finalizado com um delicioso jantar com a família Shimada, com direito a temaki, muitos ensinamentos e o coração cheio de gratidão!
No segundo dia de visita fomos ao Sítio Yamamaru, localizado no bairro da Raposa. Na Associação dos Produtores da Raposa conhecemos mais sobre o projeto agroflorestal.
A chegada da família Yamamaru no Brasil aconteceu em 1953, após a 2ª Guerra Mundial. Porém, na década de 90 com a crise econômica, as atividades foram encerradas e o chazal se transformou em floresta.
O Sítio Yamamaru ficou cercado por pés selvagens de Camellia sinensis, com árvores com mais de 10 metros de altura.
Em 2017, Miriam e seu irmão, Kazutoshi Yamamaru, começaram a resgatar as plantas.
Hoje, produzem o chá verde e o chá preto artesanal em meio ao sistema agroflorestal, com polpa de palmito juçara e verduras naturais sem agrotóxico, tornando-os uma bebida com aroma e sabor diferenciado.
Participamos da cerimônia de primeira colheita do Sítio Yamamaru, baseada nos preceitos japoneses.
Também fomos convidados a realizar a colheita da primeira, segunda e terceira folha, das quais realizamos o processamento durante a visita.
Tivemos o privilégio de participar de uma cerimônia do chá emocionante, com o Chá Verde em Pó da Amaya.
No fim da visita, apreciamos um maravilhoso Mochi, uma massa de arroz japonês grelhado com molho shoyo, preparado pela querida Miriam Yamamaru.
Bebemos chá, conversamos e trocamos muitos ensinamentos sobre a Camellia sinensis.
Em ambas as visitas, aprendemos muito, mas acima de tudo, fomos tocados por aquilo que o chá faz de melhor: conectar as pessoas.
Um laço que se molda com o tempo, forjado por pessoas, histórias e tradições.
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido