Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O seu Sommelier de Chá.
Você sabe quais são os tipos de chá? Aliás, você sabe o que é chá? O chá é originário da planta Camellia sinensis e existem 6 famílias diferentes!
Hibisco, boldo, hortelã, camomila, erva-doce e rooibos, são tisanas que amamos, mas não são chá.
Aqui te explicamos, direitinho, o que é chá, quais são as suas 6 famílias e as principais diferenças entre elas.
Etimologicamente, o chá é originário da planta Camellia sinensis e tem origem na China.
Existem muitas lendas quanto ao seu descobrimento.
Uma delas é a de que foi descoberta por volta do ano de 2750 a.C., ao acaso, por um dos imperadores mais famosos e místicos da China antiga: Shennong (transliteração também grafada como Shennon ou Shen-Nung).
A Camellia sinensis possui 6 famílias: a do Chá Branco, Chá Verde, Chá Amarelo, Chá Oolong, Chá Preto e a do Chá Escuro.
No Brasil, as famílias da Camellia sinensis também são chamadas de “chás especiais”.
Como culturalmente temos o hábito de chamar qualquer infusão de chá, o termo “chás especiais” visa diferenciar a Camellia sinensis de uma tisana.
O chá é uma bebida milenar. A segunda mais tomada em todo mundo, depois da água, e é degustado na forma de uma deliciosa xícara de chá quente ou em grandes copos de chá gelado, o famoso ice tea.
Porém, a Camellia sinensis, o nosso super chá, também pode ser usado como ingrediente em deliciosas receitas com chá.
Ele possui uma tríade composta por polifenóis, teína (um análogo à cafeína) e L-Teanina, que conferem múltiplos benefícios para a saúde, contribuindo para nosso bem-estar.
Podemos classificar as famílias da planta Camellia sinensis de distintas formas, mas optamos pelo grau de oxidação das folhas, o mais utilizado no ocidente.
A folha da Camellia sinensis, depois de colhida, ao entrar em contato com o oxigênio começa a ficar progressivamente escura. Este fenômeno é chamado de oxidação.
O tea master é quem controla o processo de oxidação para que este atinja o estágio predeterminado, culminando no tipo de chá desejado.
O termo fermentação muitas vezes é usado de forma inadequada para descrever o processo de oxidação.
Fermentação é um outro processo, diferente da oxidação, no qual utiliza-se micro-organismos na produção de uma bebida ou alimento, incluindo o Pu-erh da família dos Chás Escuros.
Tem uma leve oxidação, entre 8% e 16%. É composto de brotos e folhas bem jovens ou só brotos. Por isso, têm grande prestígio.
É o menos processado de todos os chás.
Seu sabor é delicado, doce e floral devido a quantidade de brotos e ao processo de murchamento das folhas, onde são ressaltados os açúcares naturais da planta.
Muito rico em propriedades antioxidantes.
Não é oxidado e, por isso, oferece um maior nível de antioxidantes, que atuam contra os radicais livres.
Composto de brotos e folhas ou só de folhas. Um dos mais conhecidos.
Tem um perfil mais fresco. É esperado que tenha uma leve ou moderada adstringência e com notas marinhas, vegetal e ou herbal, de planta fresca, recém colhida.
Extremamente complexo, praticamente não oxidado, cujo processo envolve umedecer suas folhas até o ponto de iniciar uma leve oxidação e quando isto começa a ocorrer, o tea master cessa este processo, repetindo este rito por algumas vezes, até chegar no ponto desejado.
Composto apenas por brotos, mas também por broto, primeira e segunda folhas tenras. Criado para ser um chá de tributo e reservado para os imperadores.
Posteriormente foi selecionado pela elite da sociedade e por políticos, sendo muito cultuado em momentos especiais.
Caracterizado pelo sabor fresco e com notas herbais, mas com suavidade e dulçor devido à sua levíssima oxidação.
É um dos mais raros, produzido apenas em algumas províncias chinesas.
Entre 17% à 85% de oxidação, composto de brotos e folhas ou só de folhas.
É também conhecido como o Chá do Dragão Negro, devido ao formato enrolado das folhas, semi-oxidado ou Chá Azul.
Podemos encontrar Oolongs com características próximas ao verde ou do preto.
Parte do seu processo consiste em agitar as folhas para que as paredes celulares da planta se rompam de maneira irregular, liberando enzimas de proteção e causando a oxidação diferencial das folhas, gerando sabor e aroma únicos.
Ótimo consumido ao longo do dia, em especial, após as refeições, ajudando na digestão.
Entre 85% à 100% de oxidação, composto de brotos e folhas, só de brotos ou só folhas, tem como característica um licor avermelhado.
Seu processo principal é o de oxidação e quanto mais lento e controlado for este processo, melhor será o resultado.
Muito apreciado puro ou na preparação de blends de chá, como os produzidos pela Hyson Teas. O legítimo Ceylon Tea, do Sri Lanka, lançados no Brasil com exclusividade pela Chá Dō.
Conheça a linha da Hyson Teas que trouxemos para você com exclusividade.
É fermentado, envelhecido de forma acelerada (através de cozimento) ou lenta (processo natural que pode levar anos).
Também chamado de Dark Tea, fermentado, pós fermentado e até mesmo chá vermelho.
O Pu-erh é o mais conhecido entre eles e leva esse nome pela cidade em que é produzido, na província de Yunnan, na China.
Outros chás escuros produzidos em outras regiões são chamados de Escuro ou “Hei Cha”.
As famílias da Camellia sinensis possuem uma infinidade de sabores, aromas e benefícios para melhorar nossa qualidade de vida.
É muito interessante que você enriqueça sua análise sensorial através da experimentação de todas, percebendo as nuances e as maravilhas de cada uma.
Você pode se aprofundar mais na família ou em marcas de chá específicas, dependendo da que mais te agrade.
Para você conhecer ainda mais sobre esta planta extraordinária, a Camellia sinensis, deixamos como dica de leitura “O Livro do Chá”, de autoria da Sommelière Linda Gaylard, da Editora Publifolha.
Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido