
Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Você sabe qual a diferença entre chá, infusão, tisana e blend de chá? Culturalmente, no Brasil, chamamos tudo de chá, mas há diferenças e vamos explicá-las!
De acordo com a etimologia, chá é uma planta específica, a Camellia sinensis, com uma interessante história e muitas lendas.
No período das grandes navegações, os portugueses desembarcaram no Porto de Macau onde chamavam a Camellia sinensis de ch”a em cantonês, e por isso os portugueses a batizaram de chá.
Já o ingleses, espanhóis e holandeses, por exemplo, negociavam pelo Porto de Xiamen (antes conhecido por Amoy), onde chamavam a Camellia sinensis de t”e, em Min Nan, e por isso batizaram a bebida de “tea”, “té” e “thee”, respectivamente em seus idiomas.
A Camellia sinensis possui seis famílias, sendo elas a do chá branco, chá verde, chá amarelo, chá oolong, chá preto e o escuro, também chamado de dark tea, fermentado, pós fermentado ou chá vermelho, onde o mais conhecido é o Pu-erh.
Cada uma destas famílias possui características bem definidas de processamento, aromas, sabores e propriedades com múltiplos benefícios para a saúde e bem-estar.
Com a Camellia sinensis podemos fazer não apenas uma deliciosa infusão, como também uma bebida refrescante e gelada, o ice tea, ou usá-la como ingrediente em receitas deliciosas.
O termo infusão pode ser aplicado com significados diferentes.
Um deles é que infusão é um processo, um método de preparo.
Consiste em verter água quente sobre um determinado ingrediente, como por exemplo uma planta, erva, especiarias ou fruta, para extrair sabores, aromas e nutrientes.
Porém, também usamos este termo para, de forma genérica, nos referirmos a uma bebida, feita através do processo de infusão.
Desta forma, podemos tomar uma infusão de hortelã (bebida), que é feita através do processo de infusão (método de preparo), que consiste em colocar água quente nas suas folhas.
Sim, a tisana também é uma infusão, mas não é de Camellia sinensis.
Por exemplo, a infusão de hibisco, boldo, hortelã, camomila, erva-doce e rooibos, originário da África do Sul, são consideradas tisanas.
Porém, etimologicamente, estas infusões não são chá, porque não são feitas com a planta Camellia sinensis.
Usamos este termo para nos referir a mescla da Camellia sinensis com outros ingredientes como flores, frutas, especiarias e até mesmo entre duas famílias diferentes.
É possível elaborar um blend usando qualquer uma das 6 famílias da Camellia sinensis.
Por exemplo, o preto, muito apreciado puro, é também utilizado na preparação de blends deliciosos, como os produzidos pela Hyson Teas. O legítimo Ceylon Tea, do Sri Lanka, lançados no Brasil com exclusividade pela Chá Dō.
Conheça a linha da Hyson Teas que trouxemos para você com exclusividade.
Um outro blend clássico é o japonês Genmaicha, com tonalidade amarela esverdeada, aroma vegetal e uma explosão de sabores, com notas suaves de nozes e gergelim.
Agora você está craque e sabe que, etimologicamente, o chá é originário da planta Camellia sinensis e infusão é um método de preparo ou um termo genérico para designar uma bebida que tenha sido infusionada.
As tisanas, que também adoramos, são uma infusão, mas não são feitas com a Camellia sinensis.
O blend de chá, aliado a frutas, flores e especiarias é uma ótima opção para você multiplicar a já infinita e extraordinária variedade de sabores e aromas que a planta Camellia sinensis nos oferece!
Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido