Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

Qual a diferença entre chá, infusão, tisana e blend de chá?

Você sabe qual a diferença entre chá, infusão, tisana e blend de chá? Culturalmente, no Brasil, chamamos tudo de chá, mas há diferenças e vamos explicá-las!

O que é chá?

De acordo com a etimologia, chá é uma planta específica, a Camellia sinensis, com uma interessante história e muitas lendas.

No período das grandes navegações, os portugueses desembarcaram no Porto de Macau onde chamavam a Camellia sinensis de ch”a em cantonês, e por isso os portugueses a batizaram de chá.

Já o ingleses, espanhóis e holandeses, por exemplo, negociavam pelo Porto de Xiamen (antes conhecido por Amoy), onde chamavam a Camellia sinensis de t”e, em Min Nan, e por isso batizaram a bebida de “tea”, “” e “thee”, respectivamente em seus idiomas.

A Camellia sinensis possui seis famílias, sendo elas a do chá branco, chá verde, chá amarelo, chá oolong, chá preto e o escuro, também chamado de dark tea, fermentado, pós fermentado ou chá vermelho, onde o mais conhecido é o Pu-erh.

Cada uma destas famílias possui características bem definidas de processamento, aromas, sabores e propriedades com múltiplos benefícios para a saúde e bem-estar.

Com a Camellia sinensis podemos fazer não apenas uma deliciosa infusão, como também uma bebida refrescante e gelada, o ice tea, ou usá-la como ingrediente em receitas deliciosas.

O que é um blend de chá?

Usamos este termo para nos referir a mescla da Camellia sinensis com outros ingredientes como flores, frutas, especiarias e até mesmo entre duas famílias diferentes.

É possível elaborar um blend usando qualquer uma das 6 famílias da Camellia sinensis.

Por exemplo, o preto, muito apreciado puro, é também utilizado na preparação de blends deliciosos, como os produzidos pela Hyson Teas. O legítimo Ceylon Tea, do Sri Lanka, lançados no Brasil com exclusividade pela Chá Dō.

Conheça a linha da Hyson Teas que trouxemos para você com exclusividade.

Um outro blend clássico é o japonês Genmaicha, com tonalidade amarela esverdeada, aroma vegetal e uma explosão de sabores, com notas suaves de nozes e gergelim.

Conclusão

Agora você está craque e sabe que, etimologicamente, o chá é originário da planta Camellia sinensis e infusão é um método de preparo ou um termo genérico para designar uma bebida que tenha sido infusionada.

As tisanas, que também adoramos, são uma infusão, mas não são feitas com a Camellia sinensis.

O blend de chá, aliado a frutas, flores e especiarias é uma ótima opção para você multiplicar a já infinita e extraordinária variedade de sabores e aromas que a planta Camellia sinensis nos oferece!

Assista também este vídeo super legal para você se aprofundar:

Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

O chá e a Guerra do Ópio

O chá, originário da planta Camellia sinensis, e a Guerra do Ópio estão conectados em um conflito entre a Grã-Bretanha e a China. Conheça esta história!

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Pague em até 6x sem juros

Cartão de Crédito

Pague também com

Boleto ou Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.