Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

Qual a diferença entre chá, infusão e tisana?

Infusão é um processo. Chá é a infusão de um tipo específico de planta chamada Camellia sinensis. Tisana também é um tipo de bebida infusionada, mas não é chá.

Opa! Se você acha que ficou confuso, vamos por partes para deixar tudo bem esclarecido e de maneira bem simples!

O que é infusão?

É o processo de produzir uma bebida pela imersão de um determinado ingrediente, por exemplo uma planta, erva, especiarias ou frutas, em água quente ou fria, deixando ficar em descanso por algum tempo, para extrair sabores, aromas e nutrientes.

O que é chá?

De acordo com a etimologia, é uma planta específica chamada Camellia sinensis.

Plantação de Camellia sinensis da Fazenda Amaya, Vale do Ribeira – SP. Créditos: Amaya Chás.

Existe um interessante pano de fundo histórico sobre esta planta, que você pode conferir na íntegra, no artigo O que é chá? A história e as lendas da Camellia sinensis.

Mas sumarizando, no período das grandes navegações, os portugueses desembarcaram no Porto de Macau onde chamavam a Camellia sinensis de ch”a em cantonês, e por isso os portugueses a batizaram de chá.

Já o ingleses, espanhóis e holandeses, por exemplo, negociavam pelo Porto de Xiamen (antes conhecido por Amoy), onde chamavam a Camellia sinensis de t”e, em Min Nan, e por isso batizaram a bebida de “tea”, “té” e “thee”, respectivamente em seus idiomas.

A infusão da Camellia sinensis pode ser tanto na forma quente quanto gelada. Ambas, deliciosas!

Ela possui seis famílias, sendo elas a do chá branco, chá verde, chá amarelo, chá oolong, chá preto e o chá escuro, também chamado de dark tea, fermentado, pós fermentado ou vermelho, onde o mais conhecido é o pu erh.

Para saber mais detalhes, te convidamos a ler o artigo “Quais são as famílias do chá? Seis mundos diferentes”.

Chá branco orgânico artesanal Silver Needle do Sítio Shimada. Foto por Chá Dō. Compre aqui.

Cada uma destas famílias possui características bem definidas de processamento, aromas, sabores e propriedades que nos ajudam a melhorar a qualidade de vida.

A Camellia sinensis é uma importante aliada por suas ações anti-inflamatórias, é antioxidante, combate a produção de radicais livres, atua na prevenção de doenças, reforça o sistema imunológico, combate o envelhecimento e ajuda a emagrecer.

Além disso, melhora a digestão, aumenta a concentração, combate o stress, propicia uma agradável sensação de relaxamento e nos ajuda a dormir bem.

Detalhes para conhecer os benefícios da Camellia sinensis, o super chá, você encontra no artigo “Mais de 10 benefícios do chá para você começar a tomar, já!”

E a tisana?

Bem, a tisana também é uma infusão, mas não é de Camellia sinensis.

Por exemplo, uma infusão de boldo, camomila, macela, hortelã, gengibre, capim-limão, hibiscus e rooibos, originário da África do Sul, são consideradas tisanas.

Conclusão:

No Brasil, desde a nossa infância, aprendemos a chamar de chá tudo aquilo que é infusionado.

Faz parte da nossa cultura e foram os portugueses, quando aqui chegaram, que acabaram por adotar esta generalização, dado que o Brasil já se valia do uso de múltiplas infusões oriundas da cultura indígena tais como raízes, flores ou frutas, no combate a enfermidades e prevenção de doenças.

É importante entender que um costume, uma cultura, demoram anos para serem moldados e que com o crescente interesse na Cammelia sinensis devido à suas múltiplas propriedades benéficas para a saúde, urgia uma diferenciação sobre os tipos de infusão, na ótica do brasileiro.

Dito isso, criou-se recentemente no Brasil a expressão “chás especiais” para se referir unicamente à infusão da Cammelia sinensis, deixando o brasileiro à vontade para seguir com seu centenário costume.

Mas agora, tecnicamente e etimologicamente, você já sabe que:

Todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é um chá.

Se você guardar bem esta frase, terá guardado o cerne deste artigo.

Selecionamos alguns vídeos muito legais para você se aprofundar:

Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

5 novas receitas com chá

Confira as receitas com chá que o Chá Dō, seu sommelier de chá, elaborou para você se aquecer neste inverno e se deliciar com os sabores da Camellia sinensis!

A história do chá no Brasil

Descubra como o chá, a planta Camellia sinensis, chegou ao Brasil, onde eram as plantações de chá e quais são os atuais fornecedores de chá brasileiro.

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Produtos com pronta entrega

Enviamos com muito carinho

Formas de pagamento

Boleto | Cartão de Crédito | Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.