Nossos Parceiros
Sítio Yamamaru


Sítio Yamamaru
UMA JOIA DA FLORESTA
A chegada da família Yamamaru no Brasil aconteceu em 1953, após a 2ª Guerra Mundial, onde se estabeleceu e chegou a produzir, em períodos de safra, uma média de 2 mil toneladas por dia, até que na década de 90 com a crise econômica, as atividades foram encerradas e o chazal se transformou em floresta.
Sem poda, os pés de chá se transformaram em árvores altas, de 5 a 10 metros de altura, enquanto que em padrões médios é normal encontrarmos árvores de 1 a 1,5 metros. Em 2017, porém, Miriam e seu irmão Kazutoshi Yamamaru começaram a resgatar as plantas, produzindo o chá verde artesanal em meio ao sistema agroflorestal, com polpa de palmito juçara e verduras naturais sem agrotóxico, tornando este chá uma bebida com aroma e sabor diferenciado.
O sítio está localizado em Sete Barras, no bairro do Raposa, Vale do Ribeira/SP, em um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do país, possuindo uma das mais antigas e tradicionais comunidades japonesas, reconhecida e visitada pelo Cônsul Geral do Japão.
A qualidade do chá e a beleza da mata são os diferenciais do Sítio Yamamaru, que hoje produz o Chá Verde e o Chá Preto, ambos no sistema Agroflorestal.
© Fotos por Sítio Yamamaru.