Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O seu Sommelier de Chá.
O tea pet é mais do que um acessório decorativo na hora do chá. Ele representa a milenar cultura chinesa e o “menino do pipi” uma evolução científica! Confira!
O tea pet é um acessório fofo e decorativo, mas acima de tudo, uma representatividade da cultura chinesa, ligado ao taoismo, confucionismo e ao budismo.
Também conhecido como pet chá, ou o mascote do chá, o tea pet é moldado de diferentes formas, sempre se conectando com a cultura chinesa.
Ele assumirá a forma de uma figura histórica, animais do zodíaco, criaturas místicas ou imagens do cotidiano, como monges meditando ou lutadores de artes marciais.
São usualmente pequenos, feitos em argila, e co-responsáveis pela atmosfera aconchegante e estilizada no seu momento do chá.
Apesar de parecer um item moderno, eles têm uma história milenar! A origem é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Dinastia Ming (1368-1644), na China.
A Camellia sinensis, a planta do chá, foi descoberta na China por volta do ano de 2750 a.C.
Mas somente durante a Dinastia Tang (618 – 907), houve um desenvolvimento na cultura do chá, que passou a ser mais acessível e se espalhou pelo mundo.
No livro ChaJing, O Clássico do Chá, de Lu Yu, podemos ver como era todo o processo de preparo da bebida e cada utensílio utilizado.
Assista à live da Chá Dō com Welbi Lacerda, sobre o Chajing, O Clássico do Chá
Durante a Dinastia Ming (1368 – 1644), o Imperador Ming Taizu aboliu a comercialização dos chás prensados, os “bolos de chá”, criando o chá a granel.
Com o novo processo de fabricação, surgiu o “xi-cha”, hábito de lavar as folhas de chá com água quente para limpar impurezas do chá.
No mesmo momento observamos uma mudança estética, incluindo nos acessórios para chá.
Eles tornaram-se menores, delicados e mais sofisticados, com a criação de pequenos bules para chá.
A argila roxa, chamada Yixing, originária da província de Jiangsu, na China, começou a ser utilizada e ficar famosa.
Apesar de não ser o único material em uso nessa época, tornou-se muito cobiçado.
Ela passou a ser usada na confecção de bules, e outras peças, incluindo miniaturas de figuras relacionadas à cultura chinesa: os tea pets!
Na cerimônia do chá chinesa, Gong Fu Cha, por exemplo, uma de suas etapas é “lavar o chá”, utilizando esta infusão sobre o “mascote do chá”.
Muitas vezes, esse ritual é tido como uma oferenda ou agradecimento aos deuses.
Os tea pets são “alimentados” pelos tea lovers com a água usada para aquecer os utensílios, com a primeira infusão e sobras do chá, descartadas sobre eles.
Existe também um pincel de chá para distribuir o líquido uniformemente sobre as miniaturas e “acariciá-las”.
Por serem feitos de argila e terem a superfície porosa, os tea pets irão absorver ou “beber” o chá.
Por isso, antes ou após tomar o seu chá, não deixe de alimentar o seu tea pet!
Existe uma infinidade de moldes para os tea pets que possuem significados e conexões culturais distintas.
Conheça alguns exemplos de tea pets:
Siddhartha Gautama, fundador do budismo; também título dado a um mestre budista, ser iluminado que atingiu um nível superior de entendimento espiritual.
Escritor chinês que publicou o livro Chajing, O Clássico do Chá.
Protetor dos praticantes de Feng Shui, usado para atrair riqueza.
Benevolência, auspiciosidade, também usado pelos que desejam ter filhos.
O sapo de 3 pernas, para atrair sorte.
Ganhar dinheiro forma honesta.
Riqueza, prosperidade, felicidade e abundância.
Poder e força.
Explorar o mundo.
Longevidade.
Os tea pets homofônicos são extremamente interessantes, pois o som da palavra que representa o mascote possui o mesmo som do seu significado.
Alguns exemplos:
A palavra “repolho chinês” (白菜”) é pronunciada como “Báicài” cujo som é parecido com “muito dinheiro”, em chinês.
As palavras aranha e pé (蜘”足”) são pronunciadas como “Zhī zú” cuja pronuncia é similar a “contentamento e felicidade”.
Alguns tea pets têm um pequeno furo, para esguichar a água, quando derramada sobre ele, para verificar o quanto ela está quente. O “menino do pipi” é um deles!
A Nature, uma revista internacional de ciência, publicou um artigo científico entitulado: Thermodynamics and historical relevance of a jetting thermometer made of Chinese zisha ceramic.
Nele, a revista explica a termodinâmica dos tea pets que esguicham água, e que ele funciona como um termômetro.
Há um tea pet curioso, carinhosamente chamado de “o menino do pipi” (pee-pee boy), que na verdade é um monge, e desempenha esta função.
Ao derramar água na cabeça do monge, ele expele água. Quanto mais longa a distância de jato, ou o “pipi do menino”, maior é a temperatura da água.
O estudo da Nature considera que artefatos de jateamento cerâmico como o “menino do pipi” tenham sido o primeiro tipo de termômetro conhecido pela humanidade.
Antes mesmo do termoscópio, inventado por Galileu Galilei em 1592!
Na mesma linha de raciocínio, há outros tea pets que mudam de cor em contato com a água quente, como neste vídeo que mostramos para você!
▶ Assista a incrível aula do Welbi Lacerda, no canal do YouTube da Chá Dō, sobre os tea pets!
Welbi é o criador da página Caminhos do Chá (@caminhosdocha), pesquisador e apaixonado pela cultura oriental. É graduado em musicoterapia e já atuou em psiquiatria infantil como professor e terapeuta.
🎥 O filme Tea Pets (Os Brinquedos Mágicos), da Universal, é imperdível e diversão garantida para você e sua família! Aproveite enquanto aprecia sua deliciosa xícara de chá quente ou um baldão de chá gelado!
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido