
Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O chá, originário da planta Camellia sinensis, e a Guerra do Ópio estão conectados em um conflito entre a Grã-Bretanha e a China.
Os ingleses, em plena consolidação industrial, tinham interesse em produtos que não possuíam como chá, seda e porcelana, abundantes na China.
Por outro lado, a Índia, colônia britânica, possuía uma planta chamada papoula, de onde se obtém o ópio, uma droga analgésica e viciante.
A motivação da Guerra do Ópio foi econômica e com ideais de expansão do comércio internacional.
Para saber sua origem e consequências, prepare sua xícara de chá quente ou seu copão de chá gelado e venha com a gente.
Vamos recordar esta história!
A Guerra do Ópio contou com duas fases em momentos diferentes, entre a Grã-Bretanha e a China.
A primeira, entre 1839 e 1842 e a segunda entre 1856 e 1860.
Estabelecida na Índia, os ingleses cultivavam o ópio, substância analgésica e altamente viciante, vendida ilegalmente e em toneladas, para a população chinesa.
Isso causou dependência química nos chineses, causando sérios problemas de saúde pública e social.
Muitas casas de chá se tornaram ambientes para usuários de ópio e a ideia original do local foi totalmente distorcida, sendo comum encontrar pessoas drogadas.
Preocupados com a dependência química e a decadência física e moral, o consumo da droga foi proibido a partir de 1800.
Entretanto, as proibições eram ignoradas pela Coroa Britânica que com a venda do ópio podia adquirir chá chinês, vendendo para a Europa e aumentando seus lucros.
Em 1839, com um problema pesado de saúde pública por conta do vício com o ópio, a China iniciou um movimento de restrição e fiscalização da substância.
Neste ano, a China apreendeu 20 mil caixas de ópio e expulsou os ingleses que estavam comercializando a droga. Também destruiu uma série de depósitos ingleses de ópio e rompeu as relações de comércio com a Grã-Bretanha.
Como resposta, tendo sido afetados comercialmente, os ingleses, com um império riquíssimo e bem militarizado, declararam guerra (a 1ª Guerra do Ópio), derrotando a China.
Não só o comércio do chá foi restabelecido, mas outras mercadorias voltaram a ser levadas para a Europa.
O documento que regulamentou o fim da Guerra foi o Tratado de Nanquim, assinado em 1842 e considerado um acordo desigual.
A China foi obrigada a abrir portos, anexar para os britânicos a Ilha de Hong Kong e pagar por indenizações de guerra, mas o comércio da droga seguia proibido.
Em 1856, a China abordou e revistou um navio chinês, com bandeira britânica, chamado Arrow.
Insatisfeita e entendendo este evento como um rompimento ao tratado de Nanquim, a Grã-Bretanha se uniu à França e iniciaram mais um conflito armado.
Juntas, derrotaram a China em um ataque em 1857.
Isso acarretou a abertura de mais portos chineses, a permissão de entrada de missionários cristãos e, finalmente, a legalização do ópio. Este, banido apenas em 1949, com a tomada do poder pelos comunistas.
No século XVIII, o consumo de chá na Grã-Bretanha quintuplicou. Europeus e americanos se apaixonaram pela bebida que chegou até a população mais humilde.
Ao mesmo tempo, o império britânico produzia açúcar no Caribe, em suas colônias, com excedente de produção.
Passou-se a associar o açúcar ao chá e assim, o consumo de ambos disparou, fortalecendo ainda mais a economia inglesa.
Infelizmente, tanto a produção do chá na Índia Colonial, como a do açúcar no Caribe, eram mantidas às custas da escravidão.
À medida que o Império Britânico se convertia em uma potência naval e comercial, ele também se tornava um dos maiores protagonistas do comércio de escravos na Europa.
Porém, com a Lei de Abolição da Escravidão de 1833, a prática escravocrata foi finalmente e felizmente, abolida no Império Britânico.
Quer saber mais sobre a incrível história do chá e como a Camellia sinensis mudou a história e a geografia no mundo?
Selecione um chá gostoso para te acompanhar e assista o aulão de Welbi Lacerda, um profundo conhecedor da cultura oriental.
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido