Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O seu Sommelier de Chá.
Chás especiais é como, no Brasil, passou a se chamar o chá originário da planta Camellia sinensis, e a razão é uma confusão histórica! Confira com a gente!
Desde pequenos, aprendemos que aquela bebida feita pela avó ou pela mãe, para curar uma dor de estômago ou qualquer mal estar, é chamada chá.
Porém, existe uma planta específica, descoberta na China há milhares de anos, de onde esta bebida é exclusivamente obtida.
Vamos te contar a história da planta Camellia sinensis, a planta do chá, e como são tecnicamente chamadas as outras infusões.
Para entendermos onde surgiu o nome desta famosa bebida, precisamos voltar milhares de anos atrás, em sua origem.
Há cerca de 2.750 anos, a Camellia sinensis foi descoberta na China, acidentalmente, pelo imperador Shennong.
Em cantonês, o idioma que era utilizado em algumas regiões da China, esta planta era chamada de ch”a.
Por isso, no período das grandes navegações, os portugueses que chegaram ao Porto de Macau, a batizaram de “chá”, uma transliteração do cantonês.
Já os ingleses, que negociavam pelo Porto de Xiamen, onde falavam a língua Min Nan, a batizaram de “tea”, pois a Camellia sinensis era chamada de t”e.
No início, a sua infusão era utilizada apenas com o intuito medicinal, devido às suas propriedades e benefícios para a saúde.
Porém, com o passar dos anos, os seus aromas e sabores ganharam espaço e a bebida tornou-se a 2ª mais consumida do mundo.
Além disso, descobriu-se toda a versatilidade da Camellia sinensis, que além de uma xícara de chá quente ou copo de chá gelado, também poderia ser utilizada como ingrediente em diversas receitas com chá.
No Brasil, os índios já faziam uso das infusões de raízes, flores ou frutas há tempos, para o combate de enfermidades e prevenção de doenças.
Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras e trouxeram a planta Camellia sinensis, convencionou-se chamar de chá tudo aquilo que era infusionado.
Lembrando que a infusão é, na verdade, um processo de extração de propriedades, aromas e sabores de algum alimento, a partir da sua imersão em água.
Até os dias de hoje, é culturalmente comum chamarmos assim qualquer infusão, como de hortelã, camomila, boldo, hibisco ou erva-doce.
Porém, devemos lembrar que este nome é dado a bebida obtida exclusivamente das folhas e brotos da planta Camellia sinensis.
Com a grande expansão do mercado mundial e da teicultura, esta nomenclatura surgiu recentemente, para diferenciar a infusão da planta Camellia sinensis das demais.
No Brasil, convencionou-se chamá-la de chá gourmet ou especial.
Conhecidas como famílias, são elas: branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro.
Tecnicamente, todas as outras infusões de raízes, flores e frutas são tisanas.
E ao mesclar a Camellia sinensis com algum outro elemento, como especiarias por exemplo, obtemos os blends de chá.
Super interessante, não é?!
Na Chá Dō você encontra uma grande variedade de chás especiais, raros e deliciosos, além de acessórios para chá lindos e práticos.
E se você quer receber todo mês, no conforto de casa, chás especiais e benefícios exclusivos, entre para o Clube Chá Dō!
No Clube de assinatura Chá Dō, o associado recebe mensalmente uma tea box recheada com dois chás especiais variados, um guia educativo com histórias e curiosidades de cada um deles, benefícios exclusivos e frete grátis para todo Brasil! Entre agora para o nosso tea club!
Para todos os tea lovers terem sempre o seu chá ao lado, com muito sabor e comodidade!
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido