
Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Você sabe o que é kombucha e seus benefícios? A gente conta tudo, inclusive, algumas curiosidades sobre esta bebida milenar, feita a partir do chá!
A kombucha é uma bebida de sabores e colorações infinitas, que nos últimos anos vem ganhando espaço com a busca social de um estilo de vida saudável.
Seu consumo tem conquistado até os famosos, como Caetano Veloso, Gwyneth Paltrow, Halle Berry, Reese Witherspoon e Madonna.
Kombucha é uma bebida feita a partir da fermentação controlada do chá adoçado, associado à uma colônia de bactérias do bem e leveduras, que ajudam na manutenção da saúde do nosso organismo.
O nome dessa colônia que transforma o chá doce nessa bebida funcional é SCOBY, que significa Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast, em inglês).
SCOBY são microorganismos aglomerados em uma massa de celulose, que, quando colocado em contato com a mistura de chá e açúcar, realizam a primeira fermentação da kombucha.
O resultado desta mistura é uma bebida cheia de sabor, naturalmente frisante, muito refrescante e excelente para a saúde.
A partir do dia 1 de Julho de 2021 temos em vigor o PIQ (Padrão de Identidade e Qualidade) para kombucha.
Segundo a NR 41 (Norma Regulamentadora), só é considerada kombucha a bebida feita a partir do chá, ou seja, da planta Camellia Sinensis.
Usualmente são utilizados os chás da família do chá verde e do chá preto, mas também vemos produções com outros tipos de chá, como a do chá oolong e chá branco.
Por isso, fique atento para adquirir realmente a planta Camellia sinensis, o super chá!
Na Chá Dō, você encontra chá de altíssima qualidade, nacional ou importado, perfeito para a sua kombucha!
A kombucha surgiu na China durante a Dinastia Han (206 a.C. – 25 d.C.), seguindo para a Rússia e depois para a Europa Oriental.
Fez muito sucesso, em especial na Alemanha, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, mas seu consumo caiu, fruto da escassez do chá e do açúcar, na época.
O interesse por ela foi retomado na Europa e na América na década de 1990, tornando-se uma bebida cada vez mais popular e apreciada por seus sabores, versatilidade e benefícios para a saúde.
Você deve estar se perguntando para que serve a kombucha, além do prazer de tomar uma bebida maravilhosa e refrescante, não é?
Mais que uma rica experiência sensorial, são atribuídos a ela vários benefícios para a saúde, com seu consumo regular.
A soma destes benefícios são originários da associação da planta Camellia Sinensis com o processo de fermentação ocorrido na kombucha.
O resultado é uma bebida com ação anti-inflamatória, antioxidante e excelente para quem busca meios de como fortalecer o sistema imunológico.
Mas atenção: kombucha não é remédio e muito menos uma panacéia milagrosa.
Ela é uma bebida deliciosa e natural, que aliada a um estilo de vida saudável, se converterá em um ingrediente para uma vida feliz e saudável.
O consumo de kombucha pode ser feito por todos, porém, quando falamos de crianças, gestantes, lactantes, idosos, pessoas convalescentes ou que possuam algum tipo de intolerância, é preciso ter cautela e consultar previamente um profissional da saúde.
Idealmente, ela deve ser consumida em quantidades diárias moderadas, até que seu organismo se acostume.
Principalmente por ser 100% natural e possibilitar uma infinidade de sabores, esta bebida vem ganhando espaço no mercado brasileiro.
Os “kombucheiros”, como são carinhosamente chamados os empreendedores deste mercado, estão espalhados por todo o Brasil.
Na Chá Dō, nosso sommelier de chá Benício Coura é um especialista na produção de kombucha.
Temos também os queridos parceiros Lucas Montanari (Fermenta com Ciência) de São Paulo, Gisella Dias (Clube da Kombucha) do Rio de Janeiro, Rosimara Menezes (Cozinha da Vitalidade) do Mato Grosso do Sul e Ester Santoli (Kombucha Teka) da Bahia, fazendo um belo e sério trabalho neste segmento.
O processo de produção da kombucha, apesar de não ser complexo, exige ingredientes de boa qualidade, conhecimento, dedicação e paciência.
Para preparar a base da kombucha, que é a primeira etapa do processo, deve-se fazer uma mistura de chá (Camellia sinensis) e açúcar.
Depois, acrescentar o SCOBY e o chá fermentado (conhecido como chá de arranque ou starter, que é o líquido fermentado que vem junto com o SCOBY), que irão descansar de 7 a 12 dias, provocando uma fermentação natural.
O paladar de cada um, associado ao tempo e a experiência, é que vão dizer o ponto certo da sua bebida.
As bactérias e leveduras presentes no SCOBY se alimentam do açúcar, que desaparece no final do processo, e dos compostos amargos do chá, resultando em uma bebida gaseificada.
A segunda etapa do processo é a saborização, que possibilita uma imensidão de combinações com frutas, vegetais, ervas e especiarias.
Confira, nesta aula inicial super bacana do nosso parceiro Lucas Montanari, o passo-a-passo!
Aula: Como fazer Kombucha com Lucas Montanari
Interessado em aprender mais sobre como fazer kombucha artesanal, deliciosa e super saudável, na sua casa?
O Lucas Montanari, do Fermenta com Ciência, nosso parceiro com formação em biologia, especialista em fermentações e com pós em Nutrigenômica e Alimentos Funcionais, te conta no curso online Kombucha Artesanal 2.0, disponível na Chá Dō.
Os segredos das técnicas de preparação básica, saborização e gaseificação, passados de maneira prática para fazer uma bebida perfeita!
Para você preparar a sua primeira kombucha, você pode contar com a ajuda do Clube da Kombucha, da nossa parceira Gisella Dias, formada em biomedicina.
Adquirindo o kit de cultivo para iniciantes do Clube você receberá, entre outros itens, o chá verde, o SCOBY, o chá de arranque (ou starter), um infusor reutilizável (hop bag) e um livreto com instruções básicas de uso.
Este conteúdo não substitui a orientação de um profissional de saúde.
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido