Rooibos, o desconhecido tesouro africano
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
O seu Sommelier de Chá.
Neste artigo falamos sobre o que é chá branco, características do Bai Mu Dan e curiosidades sobre um dos mais consumidos e melhores chás chineses!
Seguramente você vai se encantar e vai querer experimentar a novidade que a Chá Dō traz até você: o autêntico chá branco Bai Mu Dan, da Província de Fujian, na China.
O chá, etimologicamente, é originário da planta Camellia sinensis.
Existem 6 famílias diferentes, dependendo do grau de oxidação das folhas: a do Branco, Verde, Amarelo (ou Chá Dourado), Oolong (ou Chá Azul), Preto e o Escuro (ou Chá Vermelho).
O Chá Branco é o menos processado e um dos menos oxidados, além de conter uma maior quantidade de brotos da planta, onde se concentram a maior parte dos nutrientes.
Tudo isto se traduz em mais benefícios para a saúde.
Seu sabor é delicado, doce e floral devido a grande quantidade de brotos e ao processo de murchamento das folhas, onde são ressaltados os açúcares naturais da planta.
A elaboração do chá branco começa na colheita, pois ele é produzido somente a partir dos brotos da planta Camellia sinensis ou de brotos e uma ou duas folhas jovens e macias.
Por isso, tem grande prestígio, sendo raro e valioso.
Durante a colheita, é muito importante que os brotos e as folhas de chá não se machuquem, para evitar uma oxidação além da ideal, que neste caso é de 8% a 16%.
Após a colheita, ele passa pelas fases de murchamento e secagem e depois é embalado.
Idealmente colhido na primavera, mas também no verão, o Bai Mu Dan é um tipo de chá branco de alta qualidade, muito delicado e um dos mais consumidos e melhores chás chineses.
Elaborado com brotos, 1a. e 2a. folhas da planta, ele concentra muitos nutrientes, pela quantidade de brotos existentes, sendo potente e de múltiplas infusões.
O berço do Bai Mu Dan é a província de Fujian, no sudeste da China.
Seu cultivar possui brotos grandes, com uma densa penugem branca, uma espécie de veludo, nos brotos e nas folhas mais tenras.
Bai Mu Dan significa “Peônia Branca” (White Peony tea) e isto se deve à semelhança desta flor com as da planta Camellia sinensis.
Outra curiosidade é que podemos encontrar o nome Bai Mu Dan grafado de várias formas pela tentativa ocidental de reproduzir os elementos fonéticos do Mandarim.
O primeiro sistema de romanização do Mandarim (transliteração para o romano) foi o Wade-Giles, onde a grafia era Pai Mu Tan.
Porém, os chineses criaram um sistema próprio, chamado Pin Yin, para ensinar os estrangeiros a compreender o Mandarim, grafando este chá como Bai Mu Dan.
Além destas, você vai encontrá-lo escrito de múltiplas outras maneiras, incluindo Pai Mutan e Bai Mudan. Porém, dada sua origem chinesa, na Chá Dō seguimos a escrita em Pin Yin: Bai Mu Dan.
Nosso legítimo Bai Mu Dan tem origem em Fujian e foi colhido na primavera.
Composto por broto, 1a. e 2a. folhas, ele possui um sabor doce, fresco e especialmente suave, ao mesmo tempo marcante, persistente no paladar e muito elegante.
Tem o licor dourado, é encorpado e cremoso, e possui notas florais, frutadas, cítricas e de mel.
Bem marcante é o dulçor que vem acompanhado da acidez leve que lembra o cassis e o damasco.
Selecionado com muito critério, nosso Bai Mu Dan vai te proporcionar não apenas uma infusão, mas múltiplas, fazendo com que uma porção de 25 gramas de folhas renda cerca de 41 xícaras de 250ml.
Teste sua infusão, de acordo com as indicações do nosso Sommelier, para obter o máximo de sabor e prazer:
Acolhimento e bem-estar são traduzidos neste chá!
Nos dias mais frios, ele te dará um abraço cheio de calor e nos dias mais quentes, beba um delicioso copo de chá gelado para se refrescar.
Separe um tempo para apreciá-lo e se deixe levar por uma fantástica experiência sensorial!
Vem com a gente! Leia também:
No vasto universo das infusões existe um tesouro valioso que merece nossa atenção, seu nome científico é Aspalathus Linearis, mas costumamos chamá-lo de Rooibos. Originário
Neste Dia dos Pais, vamos celebrar a diversidade e a conexão especial que eles têm com seus filhos.
Para o Dia dos Pais, preparamos um mês inteiro de promoções para você celebrar momentos de felicidade e bem-estar regados a muito chá, com seu querido paizão!
A Universidade Tufts descobriu que a catequina, presente no chá verde, a planta Camellia sinensis, e o resveratrol, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Chás e acessórios com desconto
Nas compras acima de R$299
Sem parcela mínima
Site Protegido