Meu Carrinho

O seu Sommelier de Chá.

Entregamos em todo Brasil.
Quem Somos   |   Nossos Parceiros   |   Contato

10 dicas para harmonizar chá com alimentos

Harmonizar chá com alimentos é uma experiência sensorial surpreendente!

A harmonização é uma técnica de combinação, utilizada para destacar ou equilibrar sabores, aromas e sensações. Ela pode até criar um terceiro sabor, tornando a sua experiência gastronômica única e inesquecível.

Além de ser delicioso e repleto de benefícios para a saúde, esta bebida originária da planta Camellia sinensis é muito versátil.

Você pode elaborar múltiplas receitas com chá, o incluindo, inclusive, como ingrediente. Um exemplo delicioso é o strogonoff de carne ou strogonoff vegetariano com chá preto defumado.

Regras de harmonização entre o alimento e a bebida

Existem três maneiras de fazer uma harmonização entre o alimento e a bebida:

  • Por similaridade ou semelhança, onde busca-se características semelhantes entre o alimento e a bebida, equilibrando o sabor. Como por exemplo, um alimento bem condimentado que deve ser acompanhado de uma bebida mais potente e encorpada. Ou um alimento mais leve, combinado com uma bebida mais suave.
  • Por contraste, onde a ideia é utilizar alimentos que se contraponham às características da bebida. Por exemplo, uma bebida que possui notas doces e maltadas, trazendo equilíbrio ao sabor ácido de uma torta de limão.
  • Por complemento, onde busca-se trazer no alimento ou na bebida elementos que faltam no outro. Esta é a maneira mais rara de se conseguir uma harmonização. Um bom exemplo seria a degustação de tâmaras com o Chá preto orgânico do Sítio Shimada. As tâmaras acentuam as notas doces e carameladas da bebida e trazem notas que antes não eram percebidas, como as notas amadeiradas. Também trazem maciez e enriquecimento ao seu sabor.

A harmonização dos seis tipos de chá, conhecidos por famílias, com diferentes pratos, mostra o quão versátil e apaixonante é a planta Camellia sinensis.

Não bastassem seus maravilhosos compostos aromáticos, sabores extraordinários e múltiplos benefícios para a saúde, a Camellia sinensis possui infinitas possibilidades de combinações gastronômicas como entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas, quentes ou geladas.

Para prepará-la como bebida, é importante nos atentarmos aos detalhes do preparo, e assim conseguimos uma infusão perfeita.

Precisamos observar os seis elementos vitais, que vão desde a escolha de um bom chá, até questões como a qualidade da água e sua temperatura, o tempo de infusão, a hidratação das folhas e os acessórios utilizados.

Uma bebida mal preparada influencia diretamente no seu paladar e na harmonização.

O Poderoso Sencha
O Poderoso Sencha, nossa mescla de chá verde com abacaxi, hortelã, gengibre e couve, rica em antioxidantes.

 

10 dicas de harmonização da Camellia sinensis com alimentos

Preparamos 10 dicas de harmonização dos chás especiais com alimentos, para você se aventurar neste vasto mundo de possibilidades.

  1. Chá Branco Orgânico Silver Needle Sítio Shimada: Peixe branco, salada, queijos suaves e sobremesas frutadas.
  2. Chá Verde Bancha Torrado (Hojicha) Yamamotoyama: Peru, batatas, bebidas achocolatadas, sobremesas com especiarias e nozes.
  3. Chá Verde Sencha Yamamotoyama: Rúcula, vegetais no vapor, salame, azeitonas, queijos, sopas, cheesecake e smooths.
  4. Chá Verde Genmaicha Yamamotoyama: Blend que combina super bem com hambúrguer e sopas cremosas.
  5. Chá Verde em Pó Amaya: Crepes doces e salgados, cheesecakes, smooths, mousse de chocolate e arroz basmati.
  6. Chá Oolong Amaya: Pães, geleias, vegetais e carnes assadas.
  7. Chá Preto Orgânico Sítio Shimada: Frango e carne suína, pratos picantes e sobremesa com especiarias.
  8. Chá Preto Defumado Orgânico Sítio Shimada: Frango assado, carnes vermelhas, ovos, quiches diversos, peixes de sabor forte como salmão, queijos azuis e envelhecidos.
  9. Chá Preto Agroflorestal Sítio Yamamaru: Pratos com vegetais assados, cogumelos, pratos picantes e sobremesas com chocolate.
  10. Chá Preto a Granel Amaya: Carnes grelhadas ou assadas, sobremesas com nozes e outras frutas oleaginosas.

O Chá Dō, o seu Sommelier de chá, criou um Guia de maravilhosas receitas utilizando a Camellia sinensis como ingrediente em pratos ou na elaboração de bebidas, como um refrescante Iced Tea ou um delicioso e aconchegante Chápuccino.

Limonada na jarra de vidro e copo de vidro duplo do Chá Dō.

Vamos preparar um refrescante Iced Tea? Use a maravilhosa jarra de vidro com infusor de chá inox Maria e o copo de vidro duplo Frida para completar sua jornada sensorial!

Imagine-se saboreando esse delicioso Chápuccino, servido na linda caneca de vidro duplo Anne!

Além das famílias da planta Camellia sinensis para realizar a sua harmonização, criando incríveis receitas, você também encontra uma linha completa de acessórios para chá lindos e muito práticos, para te auxiliarem na infusão de uma bela xícara de chá quente ou em um delicioso copo de chá gelado.

Conheça nossos kits maravilhosos criados para facilitar a sua escolha!

Assista à prova do programa MasterChef Brasil, da emissora Band, e curta o maravilhoso mundo da planta Camellia sinensis e da sua harmonização com alimentos.

🎥 Vídeos sugeridos para você:

💻 Leia também:

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Chá Dō

Chá Dō

Somos uma família que encontrou seu propósito em promover a cultura do chá de forma sustentável, em benefício de todo o ecossistema e conectar pessoas. Pessoas do bem. 😊

Quer saber mais sobre esta maravilha da terra?

Vem com a gente! Leia também:

Vitrine de Natal do Chá Dō

A época mais mágica do ano está chegando e o Chá Dō, o seu sommelier de chá, preparou uma Vitrine de Natal maravilhosa. Escolha aqui seus presentes de Natal.

Ceia de Natal completa do Chá Dō

A melhor época do ano está chegando! E o Chá Dō, o seu sommelier de chá, preparou deliciosas receitas para a Ceia de Natal completa, diferentona e harmonizada.

Cinco perguntas frequentes sobre o chá

Cinco perguntas frequentes sobre o chá, com respostas que vão ajudar a conhecer mais sobre a planta Camellia sinensis, que produz a segunda bebida mais consumida no mundo.

Receba o melhor conteúdo de chá em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre esta bebida que amamos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Compre com segurança

Site Protegido

Entregamos em todo Brasil

Com agilidade e segurança

Produtos com pronta entrega

Enviamos com muito carinho

Formas de pagamento

Boleto | Cartão de Crédito | Pix

Ícone WhatsApp. Clique para falar conosco.